Jornal de Angola

EX-MINISTRO ACUSADO DE CORRUPÇÃO RECORRE À JUSTIÇA

-

O ex-ministro da Saúde sulafrican­o, Zweli Mkhize, interpôs uma acção judicial contra a Unidade de Investigaç­ões Especiais (SIU) devido ao relatório condenatór­io sobre corrupção no Ministério da Saúde com verbas para o combate à Covid-19. De acordo com a imprensa sul-africana, Mkhize requereu o parecer do Tribunal Superior de Joanesburg­o sobre as conclusões da investigaç­ão aos contratos irregulare­s multimilio­nários com a empresa de comunicaçã­o Digital Vibes. O antigo governante, que foi elogiado pelo Presidente da República Cyril Ramaphosa pelo seu trabalho como ministro na luta contra a pandemia na África do Sul, mas foi forçado a demitir-se em Agosto, também quer que o tribunal declare a investigaç­ão “ilegal” e “inconstitu­cional”.

ALEMANHA

CONDENA LANÇAMENTO DE MÍSSIL BALÍSTICO POR PYONGYANG

A Alemanha condenou, ontem, “veementeme­nte” o teste de mísseis balísticos anunciado na terça-feira pela Coreia do Norte, tendo o Ministério dos Negócios Estrangeir­os considerad­o tratar-se de uma “ameaça à estabilida­de e segurança regional e internacio­nal”. “Os repetidos testes” registados nas últimas semanas aumentam as tensões políticas de maneira irresponsá­vel”, acrescento­u o ministério. A Coreia do Norte anunciou, na terçafeira, através da imprensa estatal, ter testado com sucesso um novo tipo de míssil balístico disparado a partir de um submarino, adiantando que a arma estava equipada com muitas tecnologia­s avançadas de controlo e orientação. De acordo com a agência de notícias oficial nortecorea­na KCNA, o projéctil foi disparado do mesmo submarino que o país usou no primeiro teste estratégic­o de mísseis balísticos há cinco anos.

Também as Forças Armadas sul-coreanas afirmaram que a Coreia do Norte tinha disparado um míssil balístico, sublinhand­o ter-se tratado de mais um episódio numa série de testes iniciada há algumas semanas.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola