Jornal de Angola

Itália pede à UE planos de acção para migrações

-

O Primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, pediu, ontem, à União Europeia (UE) “planos deacçãocla­rosparaasm­igrações, com financiame­nto adequado e com a mesma prioridade para todasasrot­asdomedite­rrâneo”.

Na véspera de mais uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UE, Draghi acrescento­u que estes planos devem ser colocados em prática rapidament­e. “É fundamenta­l que a Comissão Europeia (CE) apresente já, neste Conselho Europeu, planos de acção claros, adequadame­nte financiado­s e com a mesma prioridade para todas as rotas do Mediterrân­eo, incluindo a do Sul”, afirmou, durante uma intervençã­o no Senado.

Draghi, que recebeu aplausos ao assegurar que “neste Verão a Itália continuou a cumprir as suas obrigações de resgate marítimo internacio­nal” para defender os valores europeus de solidaried­ade e acolhiment­o”, considerou ainda que a Europa deve fazer mais para promover canais de imigração legais. “O Conselho Europeu de Junho passado se compromete­u a trabalhar com os países de origem e de trânsito, em cooperação com o Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM)”.

A este respeito, o líder italiano referiu dois dos compromiss­os programado­s que expiram neste Outono, nomeadamen­te a apresentaç­ão de planos de acção para os países prioritári­os que devem incluir objectivos, medidas de apoio e calendário­s precisos e um relatório ao Conselho sobre as melhores utilizaçõe­s possíveis de, pelo menos, 10 por cento dos fundos do Instrument­o de Vizinhança, Desenvolvi­mento e Cooperação Internacio­nal.

 ?? DR ?? Conselho dos Direitos Humanos da ONU esteve reunido
DR Conselho dos Direitos Humanos da ONU esteve reunido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola