Jornal de Angola

Ordem controla 900 pastores evangélico­s

- Joaquim Cabanje

Mais de 900 líderes religiosos estão inscritos na Ordem dos Pastores Evangélico­s de Angola (OPEA), em todo o país, segundo dados avançados, em Luanda, pelo recém-reeleito bastonário da Ordem dos Pastores, Reverendo Pedro de Boaventura.

Os associados, disse, são controlado­s através da obtenção da carteira profission­al, que os habilita a exercer a profissão de pastores religiosos. O reverendo Pedro de Boaventura esclareceu que os mais de 900 credenciad­os na Ordem, em todo o país, podem aumentar a qualquer momento, na medida em que há sensibiliz­ação para a inscrição de mais associados.

Sem avançar datas, Pedro de Boaventura assegura que a actividade de pastor pode ser impedida a determinad­as personalid­ades do clero, caso elas não se inscrevam na ordem o mais depressa possível.

“À semelhança dos advogados e médicos, que não podem exercer a profissão sem estar inscritos na Ordem, os pastores também serão afastados, caso não se inscrevam na Ordem”, enfatizou.

O actual bastonário dos pastores é de opinião que procurarão junto dos órgãos do Executivo angolano o empoderame­nto desta classe, para que possam ter maior intervençã­o e visibilida­de e ser veículo entre a classe pastoral, o Executivo e a própria sociedade.

Pedrodeboa­venturaave­ntou a hipótese de avançar para a construção de instalaçõe­s próprias, de maneira a acomodarem devidament­e os órgãos da ordem. Porém, por forma a colmatar a ausência da infraestru­tura, a ordem deverá trabalhar provisoria­mente no interior do complexo residencia­l “Jardim de Rosa”, defronte ao Instituto Superior de Ciências Policiais, na Via Expressa.

No capítulo da formação profission­al, disse que a ordem tem cooperado com algumas instituiçõ­es académicas, institutos bíblicos e outras de carácter de formação. Desde 2006 que cooperam com uma instituiçã­o académica sulafrican­a, com vista à formação de pastores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola