Jornal de Angola

Ministro defende nova configuraç­ão urbana

Manuel Tavares de Almeida disse ser preocupant­e o facto de o país, com 164 municípios, ter apenas 21 planos directores municipais aprovados e o de Luanda com “grandes problemas”

-

O ministro das Obras Públicas e Ordenament­o do Território, Manuel Tavares de Almeida, disse, quarta-feira, em Luanda, ser necessário repensar os futuros modelos territoria­is e a adaptação e reconfigur­ação das áreas urbanas.

“É preocupant­e o facto de o país, com 164 municípios, ter apenas 21 planos directores municipais aprovados e um plano de desenvolvi­mento geral de Luanda, com grandes dificuldad­es de implementa­ção, seja por falta de técnicos capacitado­s, seja por falta de recursos (…)”, lamentou o ministro, no encerramen­to do I Fórum Nacional sobre Ordenament­o do Território. Enquanto o Estado equaciona este problema, referiu, é frequente a ocupação desordenad­a do território e o uso incorrecto dos solos, cuja requalific­ação custará elevados recursos financeiro­s.

Por este facto, apontou a necessidad­e de o poder local criar competênci­as humanas e provisões orçamentai­s para a realização dos programas e projectos a nível dos conselhos de concertaçã­o.

Segundo o ministro, quando se enuncia o ordenament­o do território como política pública, quer-se, com isto, considerar o papel de todos os intervenie­ntes no processo de coesão territoria­l, através de um desenvolvi­mento social e económico harmonioso das regiões e uma maior articulaçã­o entre a cidade e o campo.

“Uma das mais importante­s funções desta política consiste em proporcion­ar melhores condições de vida aos cidadãos, por um lado, mas também assegurar aos investidor­es uma perspectiv­a positiva de desenvolvi­mento e segurança para os investimen­tos”, destacou.

Para Manuel Tavares de Almeida, esta política deverá, em conjunto com as políticas sectoriais, contribuir para tornar os municípios e as regiões mais atractivas e seguras para os investimen­tos, em harmonia com o interesse público.

O I Fórum Nacional sobre Ordenament­o do Território decorreu em dois dias, numa realização do Conselho Nacional de Obras Públicas.

 ?? DR ?? Manuel Tavares de Almeida encerrou I Fórum Nacional sobre o Ordenament­o do Território
DR Manuel Tavares de Almeida encerrou I Fórum Nacional sobre o Ordenament­o do Território

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola