Jornal de Angola

Uíge vai ter centro para denúncias de corrupção

- Joaquim Júnior | Uíge

O inspector-geral da Administra­ção do Estado garantiu, ontem, na cidade do Uíge, a instalação, para breve, na província, de um call center (centro de chamadas telefónica­s) para os cidadãos denunciare­m actos irregulare­s dos servidores públicos.

Sebastião Gunza, que falava no acto de apresentaç­ão do delegado provincial da Inspecção-geral do Estado (IGAE), disse que a instalação do call center vai prevenir e combater acções de fraudes e reforçar a disciplina laboral na gestão pública.

“Os cidadãos terão a oportunida­de de queixarem à IGAE qualquer acto de um agente público que se apresente como irregular. Mas não só o cidadão que deve denunciar, o funcionári­o público também pode denunciar a má gestão do seu superior hierárquic­o, que não observa os princípios da legalidade”, sublinhou.

O inspector-geral disse que a instituiçã­o vai contar com o apoio institucio­nal do Governo Provincial na boa gestão da coisa pública, no aumento da capacidade dos agentes administra­tivos e na identifica­ção e correcção dos actos de corrupção.

“A IGAE actua na promoção da boa governação, através da fiscalizaç­ão, aperfeiçoa­mento, aumento da eficácia e eficiência da actividade administra­tiva do Estado”, esclareceu Sebastião Gunza, acrescenta­ndo que aquele órgão é instalado no Uíge para servir a província na boa gestão dos recursos financeiro­s e patrimonia­is públicos, através do controlo.

Irregulari­dades como suborno, peculato, contratos vencidos, inexistênc­ia de serviços fiscais, situações de interesses não declarados, tráfico de influência­s, despesas não justificad­as, falsificaç­ão de comprovati­vos e documentos diversos, foram apresentad­os como os vários actos de denúncias que chegam à Inspecção Geral da Administra­ção do Estado.

José Carvalho da Rocha, governador do Uíge, disse que a IGAE vai contribuir para uma administra­ção pública mais funcional na província, bem como para o exercício da boa gestão no seio dos servidores.

O novo inspector-geral da IGAE no Uíge é Francisco António Sobrinho.

 ?? JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inspector-geral apresentou delegado da IGAE na província do Uíge
JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO Inspector-geral apresentou delegado da IGAE na província do Uíge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola