Jornal de Angola

Chiluage há três anos privada de energia

- Kamuanga Júlia | Chiluage

A comuna de Chiluage, cerca de 180 quilómetro­s de Saurimo, província da Lundasul, está privada do fornecimen­to de energia eléctrica, há mais de três anos, devido à avaria registada num grupo gerador de 18 KVA, que no passado iluminava a sede.

Pedro Maria, administra­dor comunal do Chiluage, que tem uma população estimada em mais de 9.300 habitantes, na sua maioria camponesa, considerou que a falta de energia é das maiores preocupaçõ­es da população.

Além disso, o único sistema de abastecime­nto de água instalado, que facilitava os moradores, está inoperante, desde 2012, o que tem criado uma série de transtorno­s aos moradores, que são obrigados a percorrer longas distâncias para adquirir o produto.

O estado de degradação e a limitação do único centro de saúde, com cinco técnicos, seis camas, também inquietam a administra­ção e população. Por isso, Pedro Maria apelou para que o governo construa um hospital na região.

Na Educação, a comuna vai dispor de duas novas escolas, em Novembro, no quadro do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Trata-se de uma escola, de 12 salas de aula, e outra com sete, que vão albergar, respectiva­mente, mais de sete mil alunos do ensino primário, o que vai contribuir na redução a super lotação na única instituiçã­o de ensino existente, que tem apenas três salas.

A comuna está a beneficiar da construção de mais um mercado, para cerca de 200 vendedores, e quatro casas geminadas do tipo T3, para a Saúde e Educação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola