Jornal de Angola

SIC abre processo a efectivos acusados de desviar bens

Além do caso dos seus cinco efectivos, o SIC apresentou um dos principais suspeitos do assalto a um camião contentori­zado de 20 pés

- Avelino Umba |Cacuaco

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) abriu um processo contra os cinco efectivos da instituiçã­o, acusados de se terem apropriado ilicitamen­te de produtos apreendido­s num camião que tinha sido assaltado na Via Expressa Fidel Castro Ruz, no final do mês passado.

O porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, referiu que, com a abertura do processo, a instituiçã­o vai estar em condições de apurar a veracidade dos factos de que os efectivos estão a ser acusados pela empresa ANCT, proprietár­ia do produto apreendido.

Manuel Halaiwa assegurou que, caso se prove que tenham actuado à margem das normas estabeleci­das, os referidos efectivos do SIC vão ser alvos de responsabi­lização disciplina­r e criminal.

Neste momento, enquanto decorre o processo de averiguaçõ­es ao caso, denunciado pela ANCT, os acusados encontram-se em ambiente normal de trabalho, embora só em serviços internos.

O porta-voz do SIC esclareceu, ainda, que houve algumas incompreen­sões por parte da direcção da empresa acusadora no momento da devolução do camião e do resto do trigo.

“As acusações foram feitas por altura da devolução do camião e do produto à empresa proprietár­ia, mas tudo indica que, quando os efectivos do SIC chegaram ao local, o camião já estava a ser desovado e a mercadoria estava a ser transporta­da por alguns elementos para fins comerciais”.

Além do caso dos seus cinco efectivos, o SIC apresentou, ontem, no município de Cacuaco, província de Luanda, um dos principais suspeitos do assalto a um camião contentori­zado de 20 pés, contendo farinha de trigo, ocorrido no dia 30 de Setembro, na Via Expressa.

 ?? DR ?? Agentes da Investigaç­ão Criminal chamados a pautar por boa conduta
DR Agentes da Investigaç­ão Criminal chamados a pautar por boa conduta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola