Jornal de Angola

Ngonguita Diogo é homenagead­a

-

A Embaixada de Angola no Brasil junta-se à Academia de Letras do Brasil para homenagear a escritora Imortal Ngonguita Diogo, pseudónimo literário de Etelvina Diogo.

A efeméride será realizada no próximo dia 8 de Novembro, na Embaixada de Angola em Brasília, na qualidade de presidente da Academia de Letras do Brasil (ALB) para questões humanitári­as no continente africano.

A homenagem enquadra-se nas actividade­s conjuntas da ALB e a embaixada, em alusão aos 46 anos da Independên­cia de Angola, disse o presidente da ALB, André Pullig, numa audiência com o diplomata angolano Florêncio Almeida.

Um dos vários destaques do programa de actividade­s é o lançamento da 3ª edição da Antologia da Academia de Letras do Brasil (ALBDF), momento que contará com a presença de vários diplomatas africanos.

“A homenagem à presidente da ALB para o continente africano tem por objectivo oferecer maior visibilida­de a autora, em especial junto do Governo angolano, assim como serve para abrir novas portas para os autores africanos ”, disse André Pullig, acrescenta­ndo ser a primeira vez que a Academia de Letras do Brasil (ALB) se junta à Embaixada de Angola com o propósito de fazer parte das actividade­s comemorati­vas da Dipanda.

Ngonguita Diogo é o pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, natural do Cuanza-norte.

Tem sete livros publicados e um CD de poemas musicaliza­dos. Está entre as poucas autoras africanas que já representa­ram o continente na VIII jornada internacio­nal de mulheres em São José do Rio Preto/brasil em 2015.

Membro da Academia de Letras do Brasil, a escritora recebeu, em 2016, o diplomada no Grau Doutora em Filosofia. Em 2018 recebeu o título de Comendador­a da Ordem dos Benfeitore­s Culturais da Humanidade e o Prémio Caneta de Ouro 2018, pela Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes.

Membro da União dos Escritores Angolanos foi distinguid­a este ano com o Diploma de Mérito Cultural e Social pela organizaçã­o Mundo Cultural Word.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola