Jornal de Angola

Torneios de Sub-17 são sorteados pela COSAFA

-

Os sorteios para os torneios de futebol sub-17, em ambos os sexos, dos Jogos da Região V da União Africana, marcados para Maseru, Lesotho, de 1 a 10 de Dezembro, são realizados hoje, a partir das 18h30, em Joanesburg­o, na sede da COSAFA.

A COSAFA vai organizar os eventos do futebol juvenil nos Jogos, que contarão com diversas modalidade­s. O festival estava originalme­nte agendado para Dezembro de 2020, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19.

O futebol será um dos destaques da competição. Enquanto no passado os eventos masculinos e femininos eram divididos, entre os Sub17 e Sub-20, nesta edição ambas serão disputadas na primeira faixa etária.

Há onze países no sorteio masculino e seis para o feminino. A prova masculina é repartida em três grupos, com o anfitrião, Lesotho como cabeça-de-série do Grupo A, a actual campeã, África do Sul do Grupo B, e a vicecampeã da edição anterior, Zâmbia, líder do Grupo C.

As restantes oito nações foram colocadas em dois potes, com as equipas melhor classifica­das no Pote 1, nomeadamen­te Angola, eswatini, Malawi e Moçambique.

O pote 2 contém Botswana, Madagáscar, Maurícias e Seychelles. As três primeiras equipas sorteadas do Pote 1 serão colocadas na segunda posição em cada grupo, com o país restante a ser movido para o Pote 2, totalizand­o cinco selecções.

Mais três bolas serão puxadas para a posição três em cada um dos potes, com as duas finais para a posição quatro nos Grupos A e B, pelo que o Grupo C será constituíd­o por três equipas.

A melhor equipa de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para as semi-finais.

O sorteio feminino é mais simples, com dois grupos, cada um contendo três equipas. A Zâmbia, que foi vicecampeã da Tanzânia, país convidado, no ano passado, é a primeira colocada no Grupo A, e a África do Sul no Grupo B. Os quatro países restantes, Botswana, Madagáscar, Maurícias e Moçambique serão então sorteados para preencher os dois grupos. As duas primeiras de cada grupo avançam para as semifinais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola