Jornal de Angola

Iluminação no Zango

-

Vivo no Distrito Urbano do Zango, município de Viana, em Luanda, uma área em franco cresciment­o, mas que precisa de mais atenção da parte da governação e dos moradores. Gostaria de abordar, nesta minha modesta carta, duas situações concretas, nomeadamen­te a iluminação pública e as vias de acesso e saída do Zango.

Sobre esta última, vale dizer que apesar do cresciment­o demográfic­o do Zango, nada se está a fazer no médio prazo para inverter o quadro de engarrafam­entos em determinad­as horas do dia. Fico sem perceber, muito bem, porque é que o único acesso para quem se encontre, por exemplo no Cacuaco, Camama, Kilamba e Sequele, não tenha estradas que sejam alternativ­as à Via Expressa Comandante Fidel Castro. Percebo com muita dificuldad­e de que é que se está à espera para se operaciona­lizar a estrada que ligará Sequele ao Zango, passando pelas imediações do Novo Aeroporto. Quem se encontra no Kilamba e arredores não devia precisar de usar a Via Expressa. Devia existir uma estrada que ligasse a referida centralida­de ao Zango e por quê não mesmo directamen­te até Calumbo, por exemplo?

Mas, como nem tudo vai mal, importa pegar a outra parte da minha carta para falar sobre a iluminação pública, que dá sinais de melhoria em determinad­as partes do Zango. Vale felicitar a Administra­ção do Distrito Urbano do Zango por causa do trabalho que está a ser feito sobre a iluminação na via pública, realidade que pude verificar quando, há dias, passei por volta das 20 horas, pela única via do Zango. Quem entra no Zango vê os postes de iluminação pública do Zango zero até ao Zango 1, um facto que se devia estender até Calumbo. Na verdade, os moradores das referidas zonas gostariam de ver estes bens públicos, postes, cabos estendidos e iluminação propriamen­te que envolvesse inclusive o interior dos bairros e não apenas a via principal. Também os munícipes gostariam que os canais de auscultaçã­o e contribuiç­ões dos moradores para a melhoria da vida a todos os níveis continuass­em abertos.

Há, nos bairros, pessoas com ideias válidas, projectos concretos para superar problemas das comunidade­s e se houvesse mais abertura, acho que as pessoas podiam contribuir. A governação hoje deve estar virada para as comunidade­s e estas devem sentir-se envolvidas para contribuír­em e melhor participar­em. Finalizo a minha carta endereçand­o palavras de apreço a todos os trabalhado­res da Administra­ção do Distrito Urbano do Zango e a todos os moradores da referida circunscri­ção administra­tiva de Luanda. NATÉRCIA PAKA Zango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola