Jornal de Angola

Chefe de Estado vê relações com Portugal em “nível bastante alto”

-

Presidente João Lourenço disse, ontem, num debate com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, que as relações de amizade e cooperação entre os dois países estão num “nível bastante alto”, sublinhand­o que os relacionam­entos pessoais ajudam a que isso aconteça.

“Tive a felicidade de durante este meu primeiro mandato termos sabido manter a um nível bastante alto as relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países, entre Angola e Portugal, a todos os níveis, incluindo a nível pessoal, não obstante, no caso de Portugal, o Chefe de Estado ser de uma família política e o Primeiromi­nistro ser de outra”, afirmou João Lourenço, num debate virtual, no âmbito do Fórum Euro-áfrica.

“Isto não terá ofuscado de forma nenhuma as boas relações que Portugal está a conseguir manter com Angola e Angola com Portugal”, reforçou.

Para o Chefe de Estado, as relações pessoais das lideranças políticas ajudaram a que se construíss­e o bom nível das relações entre os dois países.

“As relações pessoais também ajudam. Portanto, nós soubemos construir ao longo dos anos essa mesma relação com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e com o Primeiro-ministro António Costa”, salientou.

João Lourenço apontou como exemplo que, no seu entender, retrata as boas relações entre os dois países, a ajuda oferecida pelo Governo português para que Angola consiga alcançar o compromiss­o que assumiu com os angolanos de proceder à exumação dos corpos das vítimas do 27 de Maio de 1977.

“Devo dizer que em Maio do corrente ano, nós anunciamos que iríamos dar início à exumação dos restos mortais das vítimas do 27 de Maio. E dois ou três dias depois o Primeiromi­nistro de Portugal ligou para mim a oferecer os seus préstimos, de técnicos especialis­tas que Portugal tem neste domínio, o que foi imediatame­nte aceite”, referiu Lourenço.

“Portanto, um pequeno episódio para reflectir o nível das relações entre os nossos países”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola