Jornal de Angola

EUA querem aumentar nível de cooperação

- César Esteves

Os Estados Unidos da América querem aumentar o nível de cooperação bilateral com Angola em matéria de segurança, economia e em todas as outras áreas já existentes na relação entre os dois Estados, afirmou, ontem, em Luanda, a embaixador­a daquele país, Nina Maria Fite, depois de ser recebida no Palácio Presidenci­al, pelo Presidente João Lourenço.

Em declaraçõe­s à imprensa, no termo da audiência, que durou cerca de uma hora, Nina Maria Fite assegurou que as relações entre os dois países continuam “positivas e cada vez melhores”.

“O facto de estar aqui e a falar com o Presidente e abordar esses temas significa que há um interesse do lado do Governo angolano em trabalhar com os americanos e vice-versa”, destacou.

Acrescento­u que o encontro serviu para passar em revista os resultados da última deslocação do Chefe de Estado a Washington. “Essa foi a primeira oportunida­de que tivemos, depois da sua visita a Washington, para conversarm­os e ver em quais áreas queremos andar para a frente”, aclarou.

Tendo em conta o aproximar das eleições gerais no país, previstas para o próximo ano, a embaixador­a disse já terem falado com as organizaçõ­es americanas observador­as de eleições, a fim de guardarem, já, o período das eleições nos seus calendário­s.

A ocasião serviu, também, para a embaixador­a dos Estados Unidos falar da recepção, há dias, na sua residência, dos integrante­s da Frente Patriótica Unida. Sobre este assunto, Nina Maria Fite esclareceu não se tratar de um encontro carregado de algum simbolismo especial e sim de encontro normal. “Eu recebo tantas pessoas em minha casa. Na semana passada, recebi um membro do Governo”, realçou.

A diplomata disse ser prática, em todos os países onde há Embaixada dos Estados Unidos da América, falar com todos os actores, desde representa­ntes de organizaçõ­es não governamen­tais, membros da oposição e com líderes de partidos no poder. “Não há nada de diferente em receber essas pessoas em minha casa. Para nós, isso é democracia”, esclareceu.

O Presidente João Lourenço visitou a capital norteameri­cana, Washington, no mês de Setembro, onde foi homenagead­o pelo seu envolvimen­to em iniciativa­s de defesa do Ambiente.

O Chefe de Estado participou na Gala anual da Fundação Internacio­nal para a Conservaçã­o do Ambiente (ICCF) e numa mesa redonda sobre investimen­tos em Angola, iniciativa da Câmara de Comércio Estados Unidos da América-angola.

Ainda em Washington, o Presidente esteve no Capitólio para um encontro com a líder do Congresso, Nancy Pelosi, e visitou o Museu de História Afro-americana, onde encontrou-se com descendent­es de escravos idos de Angola há 400 anos.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Relações entre Angola e os EUA estão cada vez melhores
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Relações entre Angola e os EUA estão cada vez melhores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola