Jornal de Angola

Sector semi-industrial de diamantes recuperou

- Hélder Jeremias

A actividade produtiva das cooperativ­as nacionais rendeu, de Janeiro a Setembro do ano em curso, 5 145 311,22 dólares decorrente­s da comerciali­zação de 39 222,65 quilates ao preço médio de 131, 18 dólares, segundo dados revelados, ontem, em Luanda, pelo director nacional dos Recursos Naturais.

André Buta, que falava aos órgãos de comunicaçã­o social no final do 2º Encontro de Balanço das Actividade­s Mineirais Semi-industriai­s, fez uma avaliação “positiva” se o desempenho for comparado com o de 2020, quando as pequenas empresas produziram 36 107, 97 quilates, comerciali­zados ao preço médio de 92,64 dólares, com receitas brutas de 3 345 080,45 dólares.

O responsáve­l apontou a retoma da actividade económica internacio­nal e o rigor imposto pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás entre os factores com maior influência positiva, sobretudo na segunda metade de 2021.

Em termos globais, nos três últimos anos, as cooperativ­as geraram 11 572 293,64 dólares, mercê da venda de 110 186,15 ao preço médio de 105,02 dólares, numa altura em que, das 264 cooperativ­as licenciada­s para operar, apenas 87 encontram-se em efectivo funcioname­nto.

André Buta disse que o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás pretende que 50 por cento das cooperativ­as operem à luz da legislação, de modo a evitar a tendência do regresso massivo do garimpo às áreas licenciada­s, o que se reflecte em danos ambientais e prejuízos económicos.

O presidente do Conselho de Administra­ção da ENDIAMA, Ganga Júnior, disse que a reposição dos preços no mercado internacio­nal e o aumento da produção nacional deixam antever receitas de 1,3 mil milhões de dólares, com a produção de cerca de nove milhões de quilates.

“Ultrapassa­do o período mais crítico, resultante da Covid-19, em que tivemos de paralisar em 50 por cento, quase sem vendas, hoje as coisas mudaram de forma radical, com preços superiores à época anterior pré-covid, pelo que acreditamo­s vir a atingir, no contexto geral, a produção de nove milhões de quilates”, prevê Ganga Júnior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola