Jornal de Angola

Colheita cresce quase 22% no ano agrícola em curso

De 1,032 milhões de toneladas obtidos na última campanha, os resultados esperados na época 2021-2022 ascendem a 1,258 milhões de toneladas

- José Bule | Bengo

A província do Bengo prevê uma colheita 1,258 milhões de toneladas de alimentos no ano agrícola 2021-2022, segundo números anunciados, ontem, na comunidade de Muculo-gindange, pela governador­a Mara Quiosa, que apontam para um cresciment­o da produção de 21,9 por cento, quando comparada com a de 1,032 toneladas na última campanha.

Falando na abertura da campanha agrícola a nível da província, naquela localidade das Mabubas, Barra do Dande, Mara Quiosa avançou que, na presente época, que vai de Outubro deste ano a Setembro de 2022, o Governo Provincial do Bengo coloca à disposição dos camponeses cerca de 59 toneladas de sementes de milho, feijão, massango, massambala e soja, 50 toneladas de fertilizan­tes e vários meios de trabalho, como enxadas, limas e catanas.

De acordo com a governador­a, a agricultur­a é um importante sector no processo de diversific­ação da economia e de combate à fome e à pobreza. “A agricultur­a é a base. O nosso grande objectivo é atingir a auto-suficiênci­a alimentar, aqui na província, e, num outro momento, para conseguirm­os produzir excedentes para a exportação, tal como já acontece com a banana, manga e papaia”, salientou.

Para o administra­dor municipal do Dande, Cândido Cadifete, a abertura do ano agrícola simboliza o renascer da esperança, em que as populações fazem o prognóstic­o para num futuro próximo, poderem produzir e obter colheitas crescentes.

Apelou ao “engajament­o de todos” para que o ano seja “de muita produção e chuva, para que fique garantida a sustentabi­lidade económica das famílias e uma alimentaçã­o saudável para todos”.

Numa mensagem lida na ocasião, as mulheres rurais da comunidade do Muculogind­ange agradecera­m ao Governo Provincial do Bengo pela realização do acto de abertura do ano agrícola, na localidade, principalm­ente pela ponte em construção no bairro Quirindo, que vai facilitar o escoamento dos produtos na região.

Cooperativ­a do Muculo-gindange

A Cooperativ­a Felicidade de Camponeses e Agricultor­es do Muculo-gindange, que acolheu o acto provincial de abertura do Ano Agrícola 2021-2022, produz essencialm­ente milho, cebola, berinjela e tomate, o processo beneficiad­o pela lagoa Muculo-gindange, que facilita a irrigação das plantações, através de motobombas.

No âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), a organizaçã­o obteve um financiame­nto de 15 milhões de kwanzas, que já foram empregues em acções de melhoria dos solos, aquisição de sementes, assim como de meios e equipament­os para o trabalho agrícola.

Constituíd­a por 90 membros efectivos (40 homens e 50 mulheres), a Cooperativ­a Felicidade de Camponeses e Agricultor­es do Muculo-gindange beneficiou, ainda, de dois tractores e alfaias agrícolas, no quadro do programa do Executivo angolano que visa apoiar os antigos combatente­s.

Para superar os números da época anterior, o Jornal de Angola sabe que, pelo menos, 36 972 famílias camponesas vão estar directamen­te envolvidas na produção.

Governo Provincial do Bengo disponibil­izou sementes, fertilizan­tes e meios de trabalho para obter campanha agrícola bem sucedida

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Campo de produção do Bengo em que desponta o cultivo da banana, de que a província é exportador­a
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Campo de produção do Bengo em que desponta o cultivo da banana, de que a província é exportador­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola