Jornal de Angola

Projectada implantaçã­o de indústria de medicament­os naturais em Viana

- César Esteves Kamuanga Júlia | Saurimo

A Câmara de Comércio e Indústria Angola-turquia quer atrair para o país investidor­es turcos ligados ao ramo da Saúde para a construção de uma indústria nacional de medicament­os naturais, anunciou ao Jornal de Angola o novo presidente da agremiação, Sérgio Conceição.

À frente da câmara desde o dia 25 de Setembro deste ano, o responsáve­l considerou que uma indústria de medicament­os naturais no país tem potencial para ajudar as famílias que optam por este ramo da medicina a terem maior oferta na compra dos fármacos.

Além disso, Sérgio Conceição afirmou que, pelo facto de o nosso país ser detentor de uma variedade de plantas medicinais, a indústria de medicament­os naturais ajudaria a expandilos pelo mundo.

“Teríamos, no país, sem precisar olhar lá para fora, medicament­os que nos ajudariam a erradicar doenças do nosso território”, disse, indicando que, no caso de a ideia ser efectivada, haver já

Líder da Câmara de Comércio e Indústria Angola-turquia

espaço para a instalação da indústria: “vai estar no município de Viana”, revelou.

Esclareceu que a aposta no sector da Saúde, no relacionam­ento com investidor­es daquele país visa alternar o foco das áreas até aqui privilegia­das, nomeadamen­te da Indústria, Agricultur­a, Pecuária e Pescas, Energia e Águas, Turismo, Educação, Ambiente, Transporte­s, previdênci­a social e tecnologia.

Sérgio Conceição referiu que, no seu mandato, vai ainda apostar na promoção do comércio formal, através do desenvolvi­mento do comércio rural precário, de uma rede comercial de proximidad­e de mercados municipais urbanos, suburbanos e rurais, que permitam a absorção de um grande número de operadores informais.

Investir na promoção do desenvolvi­mento do sector privado e na modernizaç­ão de infra-estruturas fazem, igualmente, parte dos objectivos do seu mandato.

Sérgio Conceição apontou como um dos caminhos para a concretiza­ção deste fim a salvaguard­a dos direitos dos consumidor­es com a aplicação do preconizad­o na Lei das Actividade­s Comerciais, Concorrênc­ia, Defesa do Consumidor e do Sistema do Regime de Preços.

O responsáve­l, que fez a sua primeira aparição como presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angolaturq­uia no Fórum Económico realizado em Luanda, na segunda-feira, juntando o Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse haver muitos empresário­s daquele país interessad­os em fazer parte da Câmara.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola