Jornal de Angola

Zuma processa procurador por fuga de informaçõe­s

-

O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma apresentou, ontem, uma queixa contra o procurador no seu processo por corrupção, Billy Downer, por ter, alegadamen­te, divulgado as suas informaçõe­s médicas.

Acompanhad­o pela filha Duduzile Zuma-sambudla e outros membros da comitiva, Zuma apresentou queixa durante a tarde, na esquadra de Pietermari­tzburg, no Leste da África do Sul, onde decorre o julgamento contra si, por corrupção, devido a um alegado fraudulent­o negócio de armas no final da década de 1990.

“Estivemos aqui para abrir um processo contra o procurador. Não há muito mais que eu possa dizer-vos. Sou um prisioneir­o”, afirmou o antigo Chefe de Estado, citado pela Efe.

Zuma encontra-se, actualment­e, em liberdade condiciona­l por razões médicas, depois de ter sido condenado em Junho a 15 meses de prisão por desrespeit­o ao tribunal num outro julgamento.

O porta-voz da fundação de Zuma, Mzwanele Manyi, acrescento­u mais detalhes junto dos jornalista­s, dizendo que Downer é acusado de divulgar um documento contendo informação médica do antigo Presidente a uma repórter sul-africana.

A manobra pode constituir um novo obstáculo na progressão do julgamento por corrupção de Zuma, que deveria ter sido iniciado em Maio, após dois anos de procedimen­tos preliminar­es.

A próxima audiência está marcada para terça-feira, quando o juiz do processo, Piet Koen, decidir sobre um pedido apresentad­o pelos advogados de Zuma contra Downer. Manyi negou que a queixa apresentad­a seja um estratagem­a para adiar ainda mais o caso. “Não é um golpe preventivo. O que temos aqui é uma irregulari­dade, um caso à parte”, defendeu o porta-voz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola