Jornal de Angola

Obama recorda resiliênci­a da chanceler

-

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também quis prestar uma homenagem à chanceler alemã. Num vídeo partilhado no Twitter por Charles Michel, Obama afirma que “graças a Merkel, o centro resistiu a muitas tempestade­s”.

Nos últimos meses, os líderes da UE multiplica­ram homenagens e agradecime­ntos à mulher que governa a Alemanha desde 2005, quase tanto tempo quanto o chanceler da Reunificaç­ão Alemã, Helmut Kohl (1982-1998). Após 16 anos no poder, Merkel prepara-se para deixar o cargo de chanceler alemã.

Os três partidos que estão a negociar a formação da coligação de Governo na Alemanha indicaram que pretendem chegar a um acordo até finais de Novembro, para que Olaf Scholz (Partido Social Democrata/spd) se torne chanceler no início de Dezembro.

O SPD, o Partido Democrátic­o Liberal (FDP) e os Verdes, com programas políticos muito diferentes, lideram as discussões desde o início de Outubro na tentativa de formar uma coligação sem precedente­s, uma vez que deixa de fora os conservado­res (CDU) de Angela Merkel, que obtiveram os piores resultados da sua história nas eleições legislativ­as de 26 de Setembro.

A saída de Angela Merkel, de 67 anos, desperta o medo do vazio dentro da UE, perante projectos decisivos para a sua sobrevivên­cia: a reconstruç­ão económica pós-covid-19, mudanças climáticas ou mesmo afirmação do seu papel geopolític­o em relação aos Estados Unidos e à China.

Durante o seu discurso, Charles Michel também prestou homenagem, ontem, ao sueco Stefan Löfven, que deixará em Novembro o cargo de Primeiromi­nistro, que ocupa desde 2014.

“O senhor marcou os nossos encontros com a sua presença forte e tranquiliz­adora”, disse Michel, saudando o seu compromiss­o com o “progresso social”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola