Jornal de Angola

Progresso quer quebrar jejum frente ao Libolo

- Amândio Clemente

O Progresso Sambizanga vai tentar conquistar os primeiros três pontos no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2021/22, quando receber hoje, às 16h30, o Recreativo do Libolo, na abertura da quarta jornada, que inclui ainda os jogos Sporting de Cabinda Wiliete de Benguela e Académica do Lobito - Desportivo da Huíla.

A equipa sambila, que só conseguiu um ponto nas três jornadas já disputadas, vai procurar tirar a “barriga da miséria”, tentando aproveitar o factor casa, depois da derrota da jornada passada, mas a empreitada apresenta um elevado grau de dificuldad­e, já que terá pela frente um Recreativo do Libolo motivado com a vitória “gorda” alcançada em casa na semana passada. No único jogo em casa, os sambilas empataram sem golos frente ao Maquis, tendência de não perder os jogos em casa que a equipa orientada por Paulo Dias vai procurar manter. O Libolo, um dos segundos colocados com quatro pontos, pretende manter a senda de vitórias, condimento­s que aumentam a expectativ­a à volta da partida.

No Estádio do Tafe, o Sporting de Cabinda vai procurar capitaliza­r o factor casa, quando receber o Wiliete de Benguela, num confronto que se espera equilibrad­o, dada a qualidade equiparada dos plantéis em confronto. A equipa leonina tentará confirmar o favoritism­o caseiro, e dar uma sacudidela à onda de empates, com o primeiro triunfo na competição. Mas, o Wiliete pretende contrariar e está em Cabinda para discutir os três pontos, antevendos­e uma partida renhida e de desfecho imprevisív­el.

Equilíbrio é aguardado, igualmente, no Estádio de Ombaka, onde a Académica do Lobito mede forças com o Desportivo da Huíla, às 15h30. Os “estudantes”, que depois da vitória sobre o Kabuscorp, quer manter a passada triunfante, diante de um adversário que procura a primeira vitória em campo, depois dos três pontos ganhos na secretaria na primeira jornada. Os duelos entre “estudantes” e “militares da Frente Sul têm sido pautados pelo equilíbrio e decididos nos detalhes, algo que certamente voltará a acontecer esta tarde.

Na sequência da disputa da jornada o Sporting de Benguela recebe, no Estádio de Ombaka, o Kabuscorp do Palanca, ao passo que o Cuando Cubango FC mede forças com o Recreativo da Caála, no Estádio dos Eucaliptos. A ronda encerra na quarta-feira, quando entrarem em acção as equipas engajadas nas competiçõe­s sob a égide da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF). O Sagrada Esperança defronta, em casa, o Bravos do Maquis, no derby do Leste, o Petro de Luanda recebe o estreante Desportivo da Lunda-sul e o 1º de Agosto vai ao reduto do Interclube, num duelo “militariza­do”, com palco no Estádio 22 de Junho.

À entrada desta jornada, o Interclube está no topo da tabela classifica­tiva com seis pontos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola