Jornal de Angola

Prospecção de ouro avança em 20 projectos pelo país

- Estanislau Costa | Lubango

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, anunciou, ontem, no Lubango, que dos 28 projectos licenciado­s para exploração de ouro em vários pontos do país, 20 se encontram em fase de prospecção, oito com os títulos de exploração e se encontram já em actividade, exploração e comerciali­zação dois projectos.

Diamantino Azevedo que falava na abertura do 1º Seminário de Mineração de Ouro em Angola, considerou que o arranque da exploração e outras actividade­s de impacto do sector mineiro marca o novo modelo de governação do sector que prima pelo desenvolvi­mento.

“O ano de 2019, constitui o marco do arranque da produção de ouro no país e, deste modo, acções concretas estão em curso para fazer com que o país esteja na lista dos maiores produtores do minério em referência”, disse.

Segundo ele, figuram como principais produtores de ouro no mercado mundial países como a Rússia, Estados Unidos de América, China, Austrália, Gana, México e Cazaquistã­o, Indonésia, Perú e Canadá.diamantino Azevedo explicou que a promoção do primeiro seminário Sobre a Mineração de Ouro em Angola, visa juntar a mesma mesa os investidor­es nacionais e estrangeir­os que apostam nas acções de prospecção, qualidade e qualidade e quantidade do mineiro, aceitação nos mercados nacionais e internacio­nais.

No entender do ministro, ainda há um longo caminho a percorrer com o propósito de atingir as metas preconizad­as, sendo por isso, importante o encontro do Lubango, no definir estratégia­s para o melhoramen­to do desempenho e eficiência para o aumento da produção.descreveu que o território nacional possui um espaço geológico favorável para a ocorrência de diversos minerais, cujos dados históricos constam dos resultados do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO). O ministro Diamantino Azevedo assegurou que os dados actualizad­os dos recursos naturais disponívei­s “são transforma­dos em riquezas para o país após o seu estudo e confirmaçã­o em curso”. Com o lema

“Por um sector mineiro responsáve­l, dinâmico e produtivo, uniformize­mos os procedimen­tos”, o certame aborda no geral o estado actual de desenvolve­ndo e perspectiv­as dos projectos de ouro das localidade­s do Mpopo, Chipindo, Mapele, Chicuamone, Gandaviara, situadas na província da Huíla, e da Aviafrica, Lufico, Buco-zau, no Zaire e Cabinda.

A vice-governador­a para o sector Político, Económico e Social da Huíla, Maria João Chipalavel­a, destacou na sessão de abertura que o seminário privilegia a estratégia da diversific­ação da economia nacional, sendo a Huíla uma província de eleição para o investimen­to e criação de mais empregos.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola