Jornal de Angola

ATAQUE A MESQUITA PROVOCA 16 MORTOS NA NIGÉRIA

-

Pelo menos, 16 pessoas foram mortas a tiro, por homens armados, numa mesquita nigeriana na segunda-feira, anunciaram, ontem as autoridade­s locais. De acordo com um responsáve­l do Governo do estado nigeriano do Níger, homens armados “abateram 16 pessoas dentro da mesquita enquanto estas rezavam”, noticiou a Agência France-press (AFP).

Segundo Ahmed Ibrahim Matane, dezenas de homens armados em motos invadiram a aldeia de Maza-kuka, no distrito de Mashegu, durante a manhã de segunda-feira. O responsáve­l acrescento­u que outras três pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade.

O Centro e o Noroeste da Nigéria têm sido, durante vários anos, palco de violência perpetrada por grupos criminosos apelidados localmente de “bandidos”, cometendo roubo de gado, sequestros para a obtenção de resgates e o ataque a aldeias.

CRISE ALIMENTAR AFECTA 600 MIL PESSOAS NO NÍGER

Cerca de 600 mil pessoas já estão em risco de inseguranç­a alimentar em Tillabéri, no Oeste do Níger, próximo da fronteira com o Mali, e uma “crise alimentar de grande envergadur­a” poderá ocorrer na região, disse , ontem, a ONU, citada pela Efe. A imensa e instável região de Tillabéri (com cerca de 100 mil quilómetro­s quadrados), que faz fronteira com Níger, Burkina Faso e Mali, é palco desde 2017 de ataques de grupos extremista­s ligados à al-qaeda e ao Estado Islâmico (EI).

“A inseguranç­a e os ataques recorrente­s de alegados elementos de grupos armados que visam agricultor­es e civis terão graves repercussõ­es este ano na já precária situação alimentar de vários milhares de famílias que vivem na região de Tillabéri”, alertou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenaçã­o de Assuntos Humanitári­os. O temor de uma crise alimentar foi gerado pelo “abandono dos campos das culturas e pelas dificuldad­es de acesso aos mercados”, explicou a agência da ONU.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola