Jornal de Angola

Tribunal “chumba” pedido de Jacob Zuma

-

O Tribunal Superior de Pietermari­tzburg, Sudeste da África do Sul, indeferiu, ontem, o pedido do ex-presidente Jacob Zuma para o afastament­o do procurador público Billy Downer do seu processo por corrupção pública.

O juiz sul-africano, Piet Koen, rejeitou o pedido de “recurso especial” de Zuma ordenando a continuaçã­o do julgamento do ex-chefe de Estado por corrupção pública.

“É no interesse de todas as partes, o acusado, o Estado representa­ndo o público em geral, que este caso seja resolvido o mais breve possível porque já se arrastou por imenso tempo, julgo que todos querem certezas de uma forma ou de outra”, adiantou o juiz sul-africano.

O início do julgamento ficou agendado para 11 de Abril de 2022, disse à Lusa o advogado Mthunzi Mhaga, da Autoridade de Procurador­ia Nacional (NPA), no âmbito do Ministério Público.

Jacob Zuma, que esteve presente na sala do tribunal, reclamava o afastament­o de

Downer de liderar o processo de acusação do NPA, acusando o advogado sul-africano de ser “tendencios­o” contra ele.

O ex-presidente tentou, também, ser absolvido das acusações de corrupção que enfrenta na Justiça sul-africana. Jacob Zuma apresentou, na semana passada, uma queixa contra o procurador Billy Downer, por ter, alegadamen­te, divulgado as suas informaçõe­s médicas.

O ex-presidente foi posto no mês passado em liberdade condiciona­l médica depois de ter sido preso em 8 de Julho para cumprir uma pena de prisão de 15 meses, por se recusar a testemunha­r perante a Comissão Judicial ‘Zondo’, que investiga a captura do Estado pela grande corrupção pública durante o seu mandato (2009-2018).

Zuma enfrenta 16 acusações de fraude, suborno e extorsão, relacionad­as com a compra de equipament­o militar a cinco empresas de armamento europeias, em 1999, quando era vice-presidente do país.

 ?? DR ?? Zuma queria o afastament­o do procurador do seu processo
DR Zuma queria o afastament­o do procurador do seu processo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola