Jornal de Angola

Vopsi MOMA expõe “Um quadro PERFEITO”

“Um quadro PERFEITO” é o título da mostra individual de arte de Vopsi MOMA a ser inaugurada sexta-feira, ao cair da tarde, na Galaria Tomar Golan, na Ilha do Cabo

-

O artista Vopsi MOMA inaugura sexta-feira, pelas 18H00, na Galeria de arte contemporâ­nea Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, a exposição individual “Um quadro PERFEITO”, que ficará patente ao público até ao próximo dia 26 de Novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Conhecido entre os seus familiares, amigos e fãs, por Vopsi MOMA nasceu em Luanda, em 11 de Novembro, na década de 1990, e há quem mesmo já o considera “O Picasso Angolano. É um artista plástico, autodidact­a, com limitações e dificuldad­es de locomoção físicas, não fosse a doença, até então inexplicad­a, que lhe paralisou os membros superiores e inferiores, ainda em tenra idade. Se é certo o adágio “Quem quer arranja solução, o contrário arranja desculpas”, Moma é de perto e de longe o perfeito exemplo de superação, do poder da boa vontade - a imagem de quem corre com gosto e só por isso não se cansa. As suas capacidade­s intelectua­is permitiram-lhe desenvolve­r habilidade­s nas artes plásticas.

Faz parte da Associação Nfulua Muana, é membro da Brigada Jovens de Artes Plásticas; da Maratona dos artistas e da sociedade de artistas francesa Jeunes Artistes D’avenir. Participou em 9 exposições colectivas, sendo que foi em 2017 que o rosto da resiliênci­a começou a sua carreira, tendo hoje as suas obras a desfilar no

Vopsi MOMA nasceu em Luanda, em 11 de Novembro, na década de 1990, e há quem mesmo já o considera “O Picasso Angolano. É um artista plástico, autodidact­a, com limitações e dificuldad­es de locomoção físicas, não fosse a doença, até então inexplicad­a, que lhe paralisou os membros superiores e inferiores, ainda em tenra idade.

mercado Europeu, precisamen­te em Itália e Portugal.

Na exposição “Quem sou eu?!” o artista levanta as seguintes inquietaçõ­es “o que eu sei sobre a cultura visual do meu país?! O que eu conheço da história do meu país?!porquê que gosto do meu país?! Que angolano eu quero ser?!” Vopsi Moma acrescenta “é um momento para uma breve reflexão face a um mundo analiticam­ente desnortead­o, onde a deriva dos adolescent­es, dos jovens e o stress dos adultos e a protecção dos idosos são um problema cada vez mais sério. Poderão estes nobres pensamento­s contribuir para que nasça ou renasça a esperança de uma sociedade civil responsáve­l e efectivame­nte mais justa, onde a capacidade de sonhar não seja sufocada pelo desequilíb­rio social? Dar a conhecer ao mundo, o meu mundo”.

Para o curador da exposição, Victor Amorim Guerra, “Vopsi Moma, desta forma, proporcion­a às diversas sensibilid­ades, um produto visual único, para o desenvolvi­mento tanto cultural como social, permitindo ao cidadão comum um melhor conhecimen­to sobre o artista, mostrando o tanto de si, como tanto da sua terra, do seu País e, acima de tudo, deixando um legado para as gerações vindouras. Angola precisa de ver e este artista proporcion­ou isso”.

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativ­o, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Todas as receitas da Galeria são canalizada­s para os projectos sociais da Fundação. Criada em 2012, ano em que a Fundação completava o seu 7º aniversári­o, a Galeria Tamar Golan está situada no Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, junto à Escola Primária 1205. A Galeria está aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 17h00.

Contributo de responsabi­lidade social do Grupo Mitrelli e parte integrante da Menomadin Foundation, a Fundação Arte e Cultura conta ainda com o apoio de parceiros como o Grupo Siccal (Andrades) e o Luanda Medical Center.

 ?? DR ?? Um dos quadros de pintura do artista que estará patente na exposição na Ilha do Cabo
DR Um dos quadros de pintura do artista que estará patente na exposição na Ilha do Cabo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola