Jornal de Angola

Raúl Duarte defende criativida­de dos técnicos

- Job Franco

O técnico do Interclube, Raúl Duarte defendeu ontem, em Luanda que o treinador deve ter a capacidade de criar conteúdos, com o objectivo de enriquecer a qualidade dos jogadores e influencia­r as tomadas de decisão durante os treinos ou jogos oficiais.

Ao dissertar no 15º ciclo de palestras, por ocasião da disputa da 13ª edição do Torneio “Victorino Cunha”, dirigida aos técnicos de basquetebo­l, dirigentes, atletas e antigos praticante­s, o prelector realçou a necessidad­e permanente da observação de um conjunto de ideias, visando o exercício da profissão.

Durante a palestra, o prelector lembrou que é possível trabalhar os diversos fundamento­s, assim como os passes, dribles e o lançamento­s e as tomadas de decisão.

Sobre o passe, o drible e a mudança de direcção, Duarte disse: "a ideia no treino é controlar a qualidade do passe, ler por cima do ombro e ver se o atleta passa por cima ou pelo meio e assim tomar a decisão certa".

Raúl Duarte sublinhou a importânci­a de analisar o nível dos atletas e adequálos aos exercícios. "Com estas práticas pode-se tornar os nossos treinos muito mais ricos e os atletas conseguem evoluir e crescer".

O encontro contou ainda com os prelectore­s, Walter Costa e Nuno Rodrigues, ambos, afectos ao 1º de Agosto, fizeram abordagens sobre “Treino em circuito de basquetebo­l” e “Tomada de decisão e movimentaç­ão sem bola”.

Walter Costa montou uma série de cinco exercícios no campo, entre as quais duas serviram para o melhoramen­to do drible e a concordânc­ia das pernas, com duas bolas. Na terceira, os atletas trabalhara­m a coordenaçã­o motora. Na quarta e na última, aprimorara­m os saltos, a manutenção do equilíbrio após queda, o passe e o deslizamen­to.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Agentes da modalidade trocaram experiênci­as no Rio Seco
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Agentes da modalidade trocaram experiênci­as no Rio Seco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola