Jornal de Angola

Espanha realiza feira universitá­ria para estudantes do Brasil e PALOP

-

A Espanha realiza, hoje e amanhã, uma feira virtual para promover as suas universida­des junto dos estudantes brasileiro­s e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), informaram, ontem, fontes diplomátic­as.

Denominada ‘Estudar em Espanha’, a feira será realizada em formato virtual para facilitar o acesso a todos os estudantes do Brasil e dos países lusófonos de África, interessad­os em estudar em Espanha.

No total, 18 universida­des públicas e privadas espanholas apresentar­ão uma ampla oferta académica através dos seus stands virtuais.

“O objectivo da feira ‘Estudar em Espanha’ é a divulgação do potencial da Espanha e da sua rede de instituiçõ­es de ensino superior como destino preferenci­al e de qualidade para estudantes de diversos países”, indicou a Embaixada espanhola em Brasília, em comunicado.

O evento é da responsabi­lidade do Serviço Espanhol para a Internacio­nalização da Educação (SEPIE), vinculado ao Ministério das Universida­des, em colaboraçã­o com o Escritório de Educação da Embaixada de Espanha no Brasil, o Instituto Cervantes, o Instituto de Turismo de Espanha (Turespaña) e do ICEX (Espanha, Exportação e Investimen­tos).

“Os estudantes que visitarem esta feira terão uma oportunida­de única de obter informaçõe­s em primeira mão sobre as universida­des participan­tes, bem como programar encontros privados com as diferentes instituiçõ­es presentes, e tudo isso através de uma plataforma virtual que recria, com perfeição, a experiênci­a do visitante numa feira presencial”, acrescenta o comunicado, frisando que a inscrição é gratuita.

De acordo com os dados divulgados pela Embaixada espanhola, o Brasil é um dos países da América do Sul com maior nível de investigaç­ão e cresciment­o no número de matrículas universitá­rias, com “quase 8,5 milhões de alunos no ensino superior”.

Os focos de interesse dos estudantes brasileiro­s que escolhem Espanha são os programas de doutoramen­to ou duplo mestrado, com parte dos estudos num país e a conclusão noutro, especialme­nte os que conferem dupla graduação.

Em 2020, a Espanha recebeu mais de 4.440 estudantes estrangeir­os, de acordo com as estatístic­as de internacio­nalização da educação universitá­ria do Ministério Espanhol das Universida­des.

Doze universida­des espanholas estão entre as 500 melhores do mundo.

As melhores do mundo

Na edição de 2022, já lançada pelo QS Ranking, o MIT lidera como a melhor universida­de do mundo. Na segunda posição, entretanto, houve uma mudança significat­iva. A

Universida­de de Oxford saiu do quinto lugar e foi para o segundo, passando à frente de Stanford, que caiu para o terceiro lugar.

Empatada com a Stanford, está a Universida­de de Cambridge, que saiu do sétimo lugar e alcançou a terceira posição. Já a Universida­de de Harvard caiu da terceira posição e passou para o quinto lugar do ranking. Neste ano, quem ficou de fora do top 5 foi a Caltech, que caiu do quarto para o sexto lugar.

No sétimo lugar ficou a Imperial College of London, na oitava posição ficaram empatados o ETH Zürich – Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e a University College London (UCL). O décimo lugar é ocupado pela Universida­de de Chicago.

Com excepção do ETH, o QS Ranking é liderado maioritari­amente por instituiçõ­es norte-americanas e britânicas. Entre as universida­des da América Latina, as que ficaram em boas posições, foram: Universida­de de Buenos Aires (UBA), em 69º; a Universida­de Nacional Autónoma de México (UNAM), em 105º; a Universida­de de São Paulo, em 121º; a Pontificia Universida­d Católica de Chile (UC), em 135º; o mexicano Tecnológic­o de Monterrey, em 161º; e a Universida­de do Chile, em 183º.

A Universida­de da Cidade do Cabo é a melhor de África, seguida da Universida­de de Pretória, na África do Sul.

 ?? DR ?? Universida­des espanholas debatem com estudantes lusófonos
DR Universida­des espanholas debatem com estudantes lusófonos
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola