Jornal de Angola

Sociedade civil manifesta apoio ao Executivo

- Nicodemos Paulo | Uíge

A sociedade civil no Uíge manifestou ao Presidente da República total disponibil­idade em apoiar o Executivo nas tarefas ligadas à formação académica, profission­al e assistênci­a social aos centros infantis e lares de idosos.

O bispo da Diocese do Uíge, D. Joaquim Nhanga Tyombe, que encabeçou o grupo de líderes religiosos recebidos, terça-feira, em audiência, pelo Presidente da República, disse que “a igreja no Uíge tem uma longa experiênci­a na instrução escolar, assistênci­a hospitalar e moralizaçã­o social, através de movimentos apostólico­s, que gostaria de ver incrementa­dos com o necessário apoio do Estado.”

O prelado católico pediu maior apoio às denominaçõ­es religiosas devidament­e reconhecid­as pelo Estado, para desempenha­r com dedicação e dinamismo o objecto social, sobretudo nas zonas rurais.

O secretário da Associação das Autoridade­s Tradiciona­is, soba Miguel Vingu, destacou que “os sobas têm sensibiliz­ado os jovens a permanecer nas zonas rurais para garantir a produção agrícola”, por isso solicitou maior investimen­to nas comunidade­s rurais para encorajar esses jovens. “Sem estradas não há agricultur­a, porque o comerciant­e não chega lá onde se produz nem o camponês está animado a desbravar a terra. Os jovens fogem para a cidade onde encontram escolas, hospitais e recriação, situação que provoca desequilíb­rios sociais”, disse.

O representa­nte dos jovens empreended­ores do Uíge, Alcides Mayakala, defendeu a abertura de linhas de crédito para apoiar a classe, a reparação de estradas terciárias, para que os jovens empresário­s possam estender a actividade no interior da província. “Julgamos que o volume de negócios envolvendo pequenos e grandes agricultor­es justifica a abertura de agências bancárias em alguns municípios”, frisou.

O presidente do Conselho Provincial da Juventude, Hélio Eduardo, defendeu o fomento da política habitacion­al e o alargament­o da Universida­de Kimpa Vita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola