Jornal de Angola

Fábrica aumenta oferta de sabão e detergente­s

- Yola do Carmo

Um investimen­to de cinco milhões de dólares, aplicado, há dois anos, pela empresa “Tyo Industrial”, na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, garante ao mercado mais 30 mil toneladas diárias de sabão, sabonetes e detergente­s.

Embora projectada para prover 60 mil toneladas, a fábrica cria condições para atingir, em breve, a capacidade instalada, tendo ainda assim gerado 200 postos de trabalho a nacionais.

Para o director-geral, Kibri Iman, as grandes unidades comerciais de Luanda e o mercado informal têm sido os principais consumidor­es.

O investidor prevê alargar a rede de comerciali­zação para os países fronteiriç­os.

Kibri Imam disse, por outro lado, que a matéria-prima para os produtos higiénicos é adquirida no mercado externo, nomeadamen­te Alemanha, China e Emirados Árabes Unidos.

Implantada num espaço de quatro hectares, no local, estão montadas naves para armazename­nto e embalagem, além de uma outra onde está prevista, até ao final deste ano, ser montada uma segunda linha de produção.

O gestor advogou ao Jornal de Angola serem precisas mais políticas económicas protectora­s para a produção interna, pois urge a redução das importaçõe­s.

Por outro lado, Kibri Iman considera pouco satisfatór­ia a cobrança de impostos aduaneiros aplicados na importação de máquinas.

“É muito pesada a cobrança que se faz quando importamos as máquinas”, afirmou.

Ainda assim, o investidor eritreu reconhece a atenção que lhe tem sido dado pelas autoridade­s governativ­as.

Valoriza a prestação e o encorajame­nto recebidos permanente­mente pelos empresário­s implantado­s na Zona Económica Especial (ZEE) por parte do Conselho da Administra­ção do espaço, localizada no município de Viana, em Luanda.

 ?? DR ?? Produtos são vendidos nos supernerca­dos e outros locais
DR Produtos são vendidos nos supernerca­dos e outros locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola