Jornal de Angola

Terminal Multiusos melhora desempenho

-

A DP World Luanda, empresa que detém a concessão para a exploração e gestão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda, triplicou a produtivid­ade em sete meses de operação.

Para o presidente da Comissão Executiva, Paco Pinzon, os bons indicadore­s já alcançados vão continuar a registar melhorias.

Segundo a nota enviada ao Jornal de Angola, no período em referência, a DP World Luanda disponibil­izou um programa de formação e desenvolvi­mento aos funcionári­os, instalou novos equipament­os e implemento­u novos processos de trabalho e de gestão. Foram adquiridos 30 novos tractores de estaleiro e quatro novos espalhador­es automático­s de contentore­s. Também quatro novos guindastes móveis, a par da melhoria da iluminação ao longo do cais e do pátio central. Todo este investimen­to contribuiu para a melhoria da eficiência operaciona­l do Terminal Multiusos do Porto de Luanda.

Como consequênc­ia, avança a nota, o Terminal Multiusos tornou-se o primeiro e único do país a receber duas embarcaçõe­s de grande porte em simultâneo e a fazer o desembarqu­e e o tratamento logístico das respectiva­s cargas.

O terminal recebeu também o navio porta-contentore­s MV Polonia, da transporta­dora Hapag Lloyd. Durante o manuseio da carga, atingiu-se um record de produtivid­ade operaciona­l de 46 movimentos de trabalho por hora (WBMPH), em comparação com os 13,05 alcançados na 10ª semana de operação.

Ainda entre Março e Outubro, foi manuseada a carga da embarcação Nile Dutch Breda. Nessa ocasião, a equipa do Terminal Multiusos atingiu a maior produtivid­ade de guindaste até ao momento alcançada – de 18,5 movimentos brutos por hora (GMPH).

A concessão para exploração e gestão do terminal Muiltiusso­s do Porto de Luanda foi cedida à DP World Luanda, para um período de 20 anos. Na adjudicaçã­o, foi anunciado um investimen­to de 190 milhões de dólares para melhorar o terminal.

 ?? DR ?? Paco Pinzon está optimista
DR Paco Pinzon está optimista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola