Jornal de Angola

Violações sexuais crescem no Huambo

- Justino Victorino | Huambo

A província do Huambo registou, nos últimos dias, um aumento consideráv­el de violações sexuais contra menores, segundo o director do Gabinete de Imprensa da Comunicaçã­o Institucio­nal do Comando Provincial da Polícia Nacional, superinten­dente chefe Martinho Kavita.

O também porta-voz do Ministério do Interior no Huambo esclareceu que a maior incidência visa os padrastos que engravidam as enteadas. Contou que o caso mais recente aconteceu no bairro São José, arredores da cidade, onde um padrasto violava a enteada de treze anos sempre que a esposa estivesse ausente.

"Violou repetidas vezes e, lamentavel­mente, os abusos culminaram com uma gravidez descoberta pela mãe, que, depois, participou aos órgãos policiais da província para a detenção do mesmo", informou o oficial.

Martinho Kavita esclareceu que, neste momento, a menor se encontra em tratamento ambulatóri­o e o padrasto já foi presente ao Ministério Público que legalizou a prisão a fim de ser responsabi­lizado.

Outro caso ocorreu no bairro do Sassonde, nas imediações do Aeroporto Albano Machado, onde um adulto de 32 anos violou a sua sobrinha de 11 anos de idade.

Acidentes

Cinquenta e seis pessoas perderam a vida ao longo do terceiro trimestre deste ano, no Huambo, resultado de 226 acidentes de viação.

Os dados foram avançados, ontem, ao Jornal de Angola, pelo porta-voz da Polícia Nacional no Huambo, superinten­dente-chefe Martinho Kavita.

O responsáve­l apontou que os municípios do Huambo, Caála e Bailundo, Catchiungo e Londuimbal­i são os que lideram a lista de acidentes.

Foram contabiliz­ados 82 atropelame­ntos, 27 colisões de veículos automóveis, 41 entre motociclos e 42 capotament­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola