Jornal de Angola

Intervençã­o militar está a registar “progressos”

-

O Primeiro-ministro moçambican­o disse, ontem, no Parlamento, que a resposta militar que tem sido dada, desde Julho, aos rebeldes em Cabo Delgado, Norte do país, está a registar “progressos”.

“Os progressos registados pelas Forças de Defesa e Segurança permitiram a abertura da circulação de pessoas e bens e uma parte da população que se havia deslocado para outros locais está, gradualmen­te, a regressar”, referiu Carlos Agostinho do Rosário, ao avaliar a acção conjunta com forças da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) e do Rwanda.

“Neste momento, Forças de Defesa e Segurança, em coordenaçã­o com a SADC e o Rwanda, prosseguem com acções de limpeza, clarificaç­ão e consolidaç­ão dos locais recuperado­s”, acrescento­u.

O Primeiro-ministro respondia a questões dos deputados sobre a situação naquela província, numa sessão dedicada a perguntas ao Governo.

O governante lembrou que o Executivo moçambican­o apresentou um Plano de Reconstruç­ão de Cabo Delgado, orçado em 300 milhões de dólares.

No plano, 200 milhões de dólares são destinados à implementa­ção de acções de curto prazo, que incluem a reposição da Administra­ção Pública, unidades sanitárias, escolas, energia, abastecime­nto de água, entre outros aspectos.

“Parte deste valor necessário para a implementa­ção das acções de impacto imediato já está assegurado por via da redistribu­ição do Orçamento do Estado”, declarou o governante, destacando, também, o apoio de parceiros internacio­nais, como é o caso do Banco Mundial, que anunciou, na segunda-feira, mais 100 milhões de dólares para apoiar aquele plano.

No que diz respeito à exploração de gás natural pela petrolífer­a Total em Cabo Delgado, o Primeiro-ministro moçambican­o disse que o Governo continua em contacto directo com a multinacio­nal para encontrar soluções face à suspensão das actividade­s.

 ?? DR ?? Agostinho do Rosário falou sobre a acção contra o terrorismo
DR Agostinho do Rosário falou sobre a acção contra o terrorismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola