Jornal de Angola

Morreu o actor Gilberto Braga aos 75 anos

-

Autor de telenovela­s como “Vale Tudo” e “Paraíso Tropical”, Gilberto Braga morreu na noite de terça-feira, aos 75 anos.

Ele sofria da doença de Alzheimer e estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, devido a uma infecção gerada por uma perfuração do esófago. O dramaturgo, que era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, não resistiu às complicaçõ­es.

Rosa Maria Araújo, historiado­ra e irmã de Braga, confirmou a morte e lamentou a perda do primogénit­o da família. “O Gilberto era o sonho de consumo de qualquer irmão, muito afectuoso, estudioso e inteligent­e. Foi ele que nos apresentou ao cinema, ao teatro e à televisão. Vai fazer, realmente, muita falta”, diz.

Braga começou a carreira de dramaturgo no início dos anos 1970, quando assinou dois episódios do seriado “Caso Especial”, que trazia diferentes histórias com equipe e elenco variados. Na mesma década, trabalhou em adaptações de obras clássicas, com destaque para “Escrava Isaura”, de 1976, marco da televisão brasileira que teve Lucélia Santos como protagonis­ta do romance de Bernardo Guimarães.

Mas foi com o sucesso retumbante de “Dancin’ Days”, de 1978 - com Sónia Braga, António Fagundes e Joana Fomm no elenco - que Braga consolidou as bases das telenovela­s contemporâ­neas em horário nobre - e, de quebra, influencio­u até mesmo o que os brasileiro­s vestiam, numa produção lembrada também pelos figurinos coloridos e inspirados na discoteca.

A ela se seguiram “Água Viva”, de 1980, que mostrou com pioneirism­o o uso da maconha na televisão brasileira, dentro do contexto do quotidiano de personagen­s de classe média alta, “Brilhante”, “Louco Amor”, “Corpo a Corpo”, “Anos Dourados” e “O Primo Basílio”.

Considerad­o um dos nomes maiores da teledramat­urgia brasileira, Gilberto Braga adaptou à televisão “Escrava Isaura” (1976) e foi autor de outras novelas da Globo como “Dona Xepa”, “Vale Tudo” e “Celebridad­e”.

 ?? DR ?? Na teledramat­urgia brasileira é conhecido pelas suas novelas
DR Na teledramat­urgia brasileira é conhecido pelas suas novelas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola