Jornal de Angola

Novo presidente da CEAST recebido na Cidade Alta

-

João Lourenço, concedeu, ontem, na Cidade Alta, audiência ao novo presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), o também bispo da Diocese do Dundo, D. José Manuel Imbamba.

Em declaraçõe­s à imprensa, no termo da audiência, o prelado católico disse que o encontro serviu, “fundamenta­lmente” para o Presidente da República lhe felicitar pela sua eleição ao posto mais alto da CEAST.

D. José Manuel Imbamba disse que o encontro permitiu, também, passar em revista o estado da cooperação entre o Estado angolano e a Santa Sé, no âmbito do Acordo Quadro. “Fundamenta­lmente, é isto que cá me trouxe para afirmarmos a nossa disponibil­idade de sermos esta igreja que caminha com a sociedade e que procura, pois, elevar os níveis de dignidade de toda a sociedade angolana”, aclarou.

Em relação ao papel da Igreja na pacificaçã­o de espíritos, sobretudo nesse período préeleitor­al, o presidente da CEAST disse que o contributo da instituiçã­o religiosa tem sido passado através das várias mensagens pastorais, por acreditar que é no diálogo, na busca de consensos, no convívio de inteligênc­ias, na vontade política de querer construir e solidifica­r, juntos, “todas essas conquistas que se vai ganhando e os objectivos a que se propõem alcançar”. “Por isso, a Igreja saberá, sempre, jogar o seu papel de consciênci­a moral, de instrument­o de construção de pontes de encontros para podermos, todos, caminhar no mesmo sentido e atingir os objectivos desejados”, concluiu.

Audiência a diplomata da ONU

Ainda ontem, o Presidente da República recebeu, também, na Cidade Alta, o subsecretá­rio da ONU para as Operações de Paz, Jean Pierre Lacroix. Ao falar para a imprensa, o diplomata das Nações Unidas disse que o encontro foi uma oportunida­de para abordar a situação na República Centro Africana, “onde ocorreram passos positivos com o decreto do cessar-fogo”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola