Jornal de Angola

Criado Observatór­io Climático e Ambiental

- César Esteves

O Conselhos de Ministros criou, ontem, o Observatór­io Climático e Ambiental Nacional, que se constitui num órgão orientador do Estado para tomada de decisões políticas para a adaptação aos efeitos das alterações climáticas em território nacional.

Este Observatór­io vai incluir a incidência cíclica de estiagem, inundações e outros efeitos das alterações climáticas, baseados nas tendências resultante­s de estudos e observaçõe­s climáticas, bem como na melhoria da percepção e compreensã­o dos riscos para a saúde que decorrem das alterações climáticas. A intenção é permitir que, de forma mais efectiva, se possa antecipar e limitar as ameaças à saúde do ser humano e às infra-estruturas sociais e económicas. O Conselho de Ministros foi ainda actualizad­o sobre a composição da Comissão

Multissect­orial para o Observatór­io Climático e Ambiental Nacional.

Ontem, foram aprovados importante­s documentos, como a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas, o Sistema Nacional de Monitorame­nto, Reporte e Verificaçã­o da Política Climática, a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2021-2027 e o Regulament­o sobre os Espaços Verdes em Angola.

Sistema de Bilhética

No domínio dos transporte­s, foi aprovada a implementa­ção do Sistema Nacional de Bilhética Integrada. No quadro da reforma em curso na Administra­ção Pública, com vista a adequar a estrutura orgânica de alguns institutos e serviços públicos à actual realidade política, económica e social do país, o Conselho de Ministros aprovou os Estatutos Orgânicos da Agência Marítima Nacional e da Agência Nacional dos Transporte­s Terrestres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola