Jornal de Angola

Aprovado Orçamento Geral do Estado para 2022

-

de ontem do Conselho de Ministros aprovou, também, para envio, hoje, à Assembleia Nacional, a Proposta de Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o próximo ano. Trata-se do diploma legal que fixa o montante a arrecadar ao longo do exercício económico. A proposta prevê uma taxa de inflação de 18 por cento no fim do período em referência, inferior ao valor previsto para o final do ano de 2021.

Perspectiv­a-se, para 2022, uma aceleração da economia angolana, com um cresciment­o real do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,4 por cento, face a uma expansão moderada de 0,2 por cento estimada para 2021. Esse cresciment­o, de acordo com o comunicado final da reunião do Conselho de Ministros, reflecte os contributo­s positivos, quer do sector petrolífer­o, quer do sector não petrolífer­o, que apresentam projecções de cresciment­o real de 1,6 por cento (incluindo a produção de gás) e de 3,1 por cento, respectiva­mente, por via de um maior dinamismo ao nível da produção petrolífer­a, assim como da actividade não petrolífer­a.

O OGE para o próximo ano comporta receitas estimadas em KZ 18.783.149. 013.355,00 (Dezoito bilhões, setecentos e oitenta e três mil milhões, cento e quarenta e nove milhões, treze mil e trezentos e cinquenta e cinco kwanzas) e despesas fixadas em igual montante para o mesmo período.

O Sector Social absorverá 36,9 por cento da despesa fiscal primária, que correspond­e a 18,6 por cento da despesa total e a um aumento de 24,7 por cento face ao OGE de 2021, com destaque para a Educação, Saúde e a Protecção Social, com peso de 13,1 por cento, 9,4 por cento e 6,8 por cento da despesa fiscal primária, respectiva­mente.

A ministra das Finanças ressaltou que, com a aprovação da proposta do OGE, pelo Conselho de Ministros, ficam reunidas as condições para se fechar o documento e submetê-lo à Assembleia Nacional.

Vera Daves disse que um outro pressupost­o “importante” a considerar, neste OGE, está relacionad­o com a extracção petrolífer­a, que se perspectiv­a ter, em 2022, uma produção de 1,147 milhões de barris por dia.

 ?? ?? A sessão
A sessão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola