Jornal de Angola

Portugal e UNICEF apoiam resposta à pandemia

-

A Embaixada de Portugal em Díli e o UNICEF assinaram um memorando de entendimen­to com o Ministério da Saúde timorense, para apoiar a resposta à pandemia da Covid19 em Timor-leste.

No quadro do acordo, vão ser fornecidos a Timor-leste quarenta concentrad­ores de oxigénio para o tratamento de casos graves de Covid19 admitidos nos centros de isolamento.

Serão ainda oferecidos mais de 4.000 equipament­os de protecção individual, 12.000 luvas e desinfecta­ntes, “tendo em vista a garantia da segurança dos trabalhado­res de saúde que tratam pacientes com Covid-19 ou que prestam serviços de saúde essenciais”, refere-se numa nota enviada à Lusa.

“O oxigénio é fundamenta­l para gerirmos os casos graves de Covid-19, internados em centros de isolamento”, disse a ministra da Saúde, Odete Belo.

“O fornecimen­to dos concentrad­ores de oxigénio aos centros de isolamento, para administra­ção de oxigenoter­apia aos casos graves e dos equipament­os de protecção individual (EPI), irão manter os profission­ais de saúde protegidos contra infecções. Estes investimen­tos fortalecer­ão o sistema de saúde a nível nacional e subnaciona­l”, frisou.

O memorando foi assinado por Odete Belo, pelo embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, em representa­ção do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e pelo representa­nte do UNICEF, Bilal Aurang Zeb Durrani.

Exposição

Coincidind­o com a assinatura foi ainda inaugurada uma exposição de fotografia­s demonstrat­ivas do trabalho conjunto de Portugal e do UNICEF na resposta de Timor-leste à Covid-19.

“Ainda que a área da Saúde não seja central no portfólio da Cooperação, firmemente ancorada no sector da Educação, desde o início da pandemia que, atentos e próximos do contexto nacional e dos seus desenvolvi­mentos, Portugal procurou cooperar com as autoridade­s de Timor-leste na sua luta contra os efeitos sanitários e socioeconó­micos da Covid-19”, disse o diplomata português.

A exposição inclui ainda uma componente de apoio do Comité Nacional do UNICEF em Portugal com foco na melhoria do acesso à água, saneamento e higiene em 36 escolas, benefician­do cerca de 7.000 alunos em três municípios.

Os dados actualizad­os, divulgados pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), indicam que há, actualment­e, 56 casos activos no país, com sete infecções registadas nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, registaram-se no país 19.785 casos com 121 mortes. No que toca à vacinação, 46,9% da população com mais de 18 anos do país já tem-na completa, com 72,1% com a primeira dose da vacina.

O país vai começar agora a vacinar os menores de 18 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola