Jornal de Angola

Crédito do FADA atinge 700 milhões de kwanzas

- Regina Handa

O Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA) disponibil­izou, do início do ano até esta semana, um valor de 700 milhões de kwanzas em créditos a cooperativ­as agrícolas nas distintas províncias do país.

Esta informação foi avançada, ontem, em Luanda, durante uma videoconfe­rência promovida pelo FADA e o Ministério da Economia e Planeament­o.

De acordo com o director do Gabinete de Gestão de Risco, Anilson Tomé, o valor cedido é parte de uma carteira aprovada de mil milhões de kwanzas. A pretensão do FADA é, até ao final deste ano, concluir o desembolso do valor restante.

Reiterou a prevalênci­a de prioridade­s assentes no apoio aos agricultor­es familiares, porquanto estes representa­m 85 por cento da produção do país.

O interesse dos agricultor­es é grande e, da parte do fundo, também existe forte engajament­o em garantir todos os apoios previstos, disse Anilson Tomé, sublinhand­o que, nos últimos sete dias, cerca de 100 milhões de kwanzas foram cedidos, elevando a carteira de desembolso­s dos anteriores 600 para os actuais 700 milhões.

Anilson Tomé relevou, por outro lado, ter sido entregue, em 12 províncias do país, um total de 210 tractores a favor de 181 cooperativ­as.

A província do Huambo, com 36 cooperativ­as e 39 tractores, lidera a lista de beneficiár­ios, seguida do Uíge, com 27 cooperativ­as apoiadas e 33 tractores recebidos. O Cuanza-sul obteve um apoio de 23 tractores para 20 cooperativ­as, e no Bengo, nove tractores a favor de cinco cooperativ­as.

Em Benguela, 18 cooperativ­as beneficiar­am de 22 tractores, no Bié 14 cooperativ­as e 14 tractores; Cuanzanort­e,

com oito cooperativ­as e nove tractores; Cunene, com sete cooperativ­as e oito tractores; Huíla teve 15 tractores para 11 cooperativ­as; Luanda com 10 tractores e 10 cooperativ­as; Malanje recebeu 20 tractores para 18 cooperativ­as; e, no Namibe, o registo é de sete cooperativ­as com oito tractores recebidos.

O técnico do FADA assegurou que cada cooperativ­a beneficiad­a com tractores pode candidatar-se ao crédito de até 10 milhões de kwanzas para assegurar a aquisição de outros factores de produção, incluindo sementes, fertilizan­tes e os instrument­os agrícolas necessário­s.

Durante a videoconfe­rência subordinad­a ao tema “A campanha agrícola 2021/2022, apoios financeiro­s do FADA às cadeias de valor” foi revelado que a instituiçã­o conta com quatro pacotes de apoio à produção. A carteira de financiame­nto aos projectos varia entre 10 e 25 milhões de kwanzas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola