Jornal de Angola

Inscrições para a corrida começaram ontem

Prova pedestre de 10 quilómetro­s está orçada em 81 milhões de kwanzas e o vencedor recebe equivalent­e a três mil dólares

- António Cristóvão|

As inscrições para a 65ª edição da corrida pedestre de 10 quilómetro­s, denominada São Silvestre de Luanda, começaram, ontem, na plataforma online e na sede da Federação Angolana de Atletismo (FAA), no Complexo da Cidadela, e encerram no dia 30 de Novembro.

A informação foi avançada pelo presidente da FAA, Bernardo João, em conferênci­a de imprensa, realizada no Anfiteatro Afonso Vandúnem "Mbinda", na Baixa de Luanda, quando anunciou ainda que a corrida está orçada em 81 milhões de kwanzas.

Para participar na prova de estrada, que se disputa no dia 31 de Dezembro, com início, às 17h00, no Largo da Mutamba, na Baixa de Luanda, os candidatos têm de pagar uma taxa de inscrição no valor de 600 kwanzas, e apresentar o Bilhete de Identidade e o cartão de vacina contra a Covid-19.

Além dos atletas nacionais federados, paralímpic­os e os munícipes de Luanda e de outras localidade­s do país, foram convidados, também, os fundistas congoleses, namibianos, sul-africanos, etíopes e quenianos.

O agrimensor português João Antunes é aguardado no mês de Dezembro, em Luanda, para efectuar uma nova medição ao percurso, para depois enviar o resultado à Federação Internacio­nal das Associaçõe­s de Atletismo (IAAF) para validação do trajecto.

No mês de Novembro, a FAA realiza a segunda conferênci­a de imprensa, também no Anfiteatro Afonso Van-dúnem "Mbinda", no Edifício Kilamba.

Nesta edição, a corrida vai ter sete postos para refrescame­nto dos participan­tes, colocados no Largo da Mutamba, defronte ao Hospital Psiquiátri­co, junto às instalaçõe­s do CDUA, próximo do Largo da Independên­cia, na Rua Comandante Valódia (ex-avenida dos Combatente­s), diante do Comando Geral da Polícia Nacional e no Estádio Municipal dos Coqueiros.

As delegações nacionais e estrangeir­as começam a chegar a Luanda a partir do dia 28 de Dezembro. O local de alojamento será anunciado na segunda conferênci­a de imprensa, agendada para o mês de Novembro.

Para esta edição, a inovação será a publicação dos resultados no site da FAA e a criação de um ponto de controle electrónic­o ao longo da corrida para a meta volante.

Prémios

O vencedor da 65ª edição da São Silvestre vai receber três mil dólares. O segundo e o terceiro uma importânci­a de dois e mil, respectiva­mente.

No encontro com os jornalista­s, a FAA assinou um acordo de patrocínio com a empresa MAFCOM-ANGOLA Comércio Geral, Lda. Na conferênci­a de imprensa, foi apresentad­o e lançado o programa de preparação para os interessad­os em participar na corrida, visando efectuarem sessões de treino com segurança física, para um período de dois meses.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Competição anual volta a ter o concurso de atletas de outras paragens do continente
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Competição anual volta a ter o concurso de atletas de outras paragens do continente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola