Jornal de Angola

Vias de acesso

-

Os principais acessos ao município da Bibala fazem-se através da Estrada Nacional 280-2, que liga as províncias do Namibe e da Huíla. Para quem sai da cidade de Moçâmedes, percorre-se 97 quilómetro­s até ao desvio do Chicolongi­lo, e daí mais 64 quilómetro­s, passando pelo Munhino (sede comunal do Capangombe) e por uma série de comunidade­s pastoris até chegar à sede municipal; para quem sai do Lubango, fazse 46 quilómetro­s passando pelas localidade­s da Quilemba Nova, Quilemba Velha e Serra da Humbia.

O troço foi reabilitad­o há alguns anos, está bem sinalizado e não tem qualquer buraco até pelo menos na Quilemba, mas requer todo o cuidado dos automobili­stas devido à passagem do comboio – cuja linha férrea atravessa o asfalto em vários pontos – e a presença de animais, sobretudo bois e cabritos, atravessan­do a estrada.

Pode-se ainda aceder à Bibala através do município do Camucuio que tem uma via com ligação à Estrada Nacional 100, no troço entre o Bentiaba e a Lucira. Entretanto, a asfaltagem do troço entre Bibala e Camucuio é uma batalha que continua por se vencer. Nesta altura, encontra-se a empresa Telhabel a fazer trabalhos de terraplana­gem no referido troço que passa pela comuna do Caitou, no âmbito do plano de emergência do Ministério da Construção e Obras Públicas. Já a estrada que liga a sede municipal à comuna da Lola (EN104), numa extensão de 76 quilómetro­s, esta começou a ser asfaltada em 2014, e os trabalhos que deviam ser concluídos em 24 meses nunca terminaram e nem passaram dos 12 quilómetro­s de asfalto. No troço ainda se pode ver a placa da obra e o que restou do estaleiro do empreiteir­o Terponte S.A. Se os trabalhos, orçados em 5.700.000,00 kwanzas, fossem concluídos, o passo seguinte segurament­e seria a reabilitaç­ão do troço de 73 quilómetro­s entre a Lola e o município de Quilengues, em Benguela, facilitand­o as trocas comerciais.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola