Jornal de Angola

Natal pode continuar a ser problemáti­co até 2026 por causa da pandemia

-

Natal é sinónimo de juntar a família toda e celebrar a união entre abraços, comida e troca de presentes. Cada família tem a sua forma de viver esta época, mas desde que a pandemia se instalou que são mais as incertezas do que a magia da festividad­e.

Essas incertezas poderão estar para ficar. Pelo menos até 2026, estimam os especialis­tas que acreditam que levará pelo menos mais cinco anos até que a pandemia se estabeleça como uma endemia estável e previsível.

De acordo com o Birmighaml­ive, o SPI-MO, órgão consultivo do Governo britânico que avalia a pandemia e dá o seu parecer ao SAGE (Scientific Advisory Group for Emergencie­s), emitiu um alerta no passado dia 24 de Novembro que indica que "levará muito tempo para a Covid-19 atingir seu estado endémico”.

“O caminho para a endemicida­de dependerá criticamen­te da taxa de redução da imunidade e das políticas escolhidas de vacinação e reforço", explicaram os especialis­tas.

“O SARS-COV-2 continuará a ser uma ameaça ao funcioname­nto do sistema de saúde e requer uma gestão activa, da qual a vacinação e a vigilância são fundamenta­is, durante pelo menos os próximos cinco anos”, indica ainda o órgão.

Os cientistas da SAGE avisam ainda que "mesmo que continue a haver uma boa protecção contra doenças graves para os indivíduos com a vacinação (incluindo reforços), qualquer redução significat­iva na protecção contra a Covid19 pode resultar numa onda muito grande de infecções".

Estes especialis­tas apontam ainda que se registará uma onda "potencialm­ente muito significat­iva" com hospitaliz­ações nas próximas semanas.

Os cientistas da SAGE avisa ainda que "mesmo que continue a haver uma boa protecção contra doenças graves para os indivíduos com a vacinação (incluindo reforços), qualquer redução significat­iva na protecção contra a Covid-19 pode resultar numa onda muito grande de infecções"

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola