Jornal de Angola

“Levem a sério este vírus traiçoeiro”

-

Angela Merkel, que na próxima semana deixa o cargo de chanceler, apelou ontem novamente à vacinação contra a Covid-19 no último episódio de uma série de mais de 600

podcasts através dos quais costumava comunicar com os concidadão­s.

"Peço-lhes mais uma vez que levem a sério este vírus traiçoeiro. A nova variante Ómicron parece ser ainda mais contagiosa do que as anteriores. Vacinem-se. Não importa se é uma vacinação primária. Ou um lembrete. Qualquer vacinação é útil", afirmou a chanceler na mensagem de vídeo emitida.

A chanceler alemã voltou a lembrar que a quarta onda de Covid-19 que atingiu a Alemanha foi "muito séria", ou mesmo "dramática" em algumas áreas onde as unidades de terapia intensiva ficaram sobrecarre­gadas.

Angela Merkel agradeceu também à "grande maioria" que "respeitam as regras", contra a propagação da doença Covid-19, e "mostrar todos os dias este sentido cívico tão maravilhos­o - e sem o qual nenhum chanceler e nenhum governo podem fazer nada".

Privilegia­ndo este meio de comunicaçã­o para abordar "assuntos que lhe são queridos" (meio ambiente, cultura, segurança, digitaliza­ção, igualdade de direitos, luta contra o antisemiti­smo), Angela Merkel tem multiplica­do, há quase dois anos, as mensagens pandémicas nesse canal.

A vacinação obrigatóri­a poderá mesmo ser aprovada até ao final do ano, para entrar em vigor em Fevereiro ou Março de 2022.

O Governo alemão confirmou na quinta-feira que um projecto de lei sobre a vacinação obrigatóri­a vai ser submetido ao Parlamento.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.233.111 mortes em todo o mundo, entre mais de 263,61 milhões de infecções pelo novo Coronavíru­s registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-press.

A doença respiratór­ia é provocada pelo coronavíru­s SARSCOV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualment­e com variantes identifica­das em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classifica­da como "preocupant­e" pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridade­s sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificada­s infecções em cerca de 30 países de todos os continente­s, incluindo Portugal. A chanceler alemã voltou a lembrar que a quarta onda de Covid-19 que atingiu a Alemanha foi "muito séria", ou mesmo "dramática" em algumas áreas onde as unidades de terapia intensiva ficaram sobrecarre­gadas. Angela Merkel agradeceu também à "grande maioria" dos que "respeitam as regras", contra a propagação da doença

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola