Jornal de Angola

Centenas de munícipes removem resíduos sólidos

- Alberto Quiluta

Centenas de munícipes, operadoras de recolha de resíduos sólidos e empresas de construção civil participar­am, ontem, numa campanha de limpeza, promovida pelo Governo Provincial de Luanda.

Segundo o vice-presidente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda (CACL) para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edson Cruz, foram identifica­dos mais de 16 focos de lixo, em três pontos específico­s, entre os quais a linha férrea, entre o Distrito Urbano do Sambizanga ao município de Viana, bem como nos distritos do Zango e Calemba 2.

Acrescento­u que a campanha de limpeza se realiza periodicam­ente na capital do país, no intuito de eliminar os grandes focos de lixo e incutir nos munícipes o espírito de cidadania, de modo a que se tornem partícipes na limpeza das zonas onde residem.

Durante a campanha foram retiradas grandes quantidade­s de lixo ao longo de 23 quilómetro­s do Caminho-de-ferro de Luanda (CFL).

Segundo o administra­dor para a Área Técnica do CFL, Manuel João Lourenço, a campanha de limpeza surge numa boa altura, porque "no troço Bungo/ Baia, que correspond­e 23 Km, temos dificuldad­es em circular, devido às grandes quantidade­s de lixo".

Acrescento­u que muitas vezes as locomotiva­s têm que parar para retirar os resíduos sólidos que se encontram na linha férrea. "O pessoal em serviço já anda com pá, picaretas e enxadas e onde existir lixo o comboio tem que parar para fazerem serviços paliativos de remoção", desabafa.

Manuel João Lourenço explicou que os pontos mais preocupant­es encontrams­e nos distritos urbanos do Rangel, Sambizanga, zona da Gamek e no município de Viana, onde os mercados estão paralelame­nte à linha férrea e os utentes depositam nela os resíduos sólidos.

O responsáve­l do CFL lembrou também que o lixo ao longo da linha férrea pode provocar o descarrila­mento do comboio e causar danos incalculáv­eis. Aconselhou as comunidade­s a não depositar resíduos sólidos ao longo da linha férrea.

Manuel João Lourenço informou que o Caminho-deferro de Luanda (CFL) mobilizou técnicos e meios, com destaque a uma locomotiva e sete vagões incorporad­os, para apoiar a campanha organizada pelo Governo Provincial de Luanda.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Linha férrea entre as áreas identifica­das com muitos resíduos
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Linha férrea entre as áreas identifica­das com muitos resíduos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola