Jornal de Angola

Biden e Putin reúnem para acalmar a tensão

-

Os Presidente­s dos EUA e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, respectiva­mente, devem falar nos próximos dias sobre a escalada de tensão nas fronteiras ucranianas, confirmara­m fontes governamen­tais dos dois países.

“É provável que os dois presidente­s falem directamen­te num futuro próximo”, disse, sexta-feira, o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, numa declaração suportada pelo viceminist­ro dos Negócios Estrangeir­os russo, Serguei Riabkov, que também disse esperar que o contacto entre os líderes ocorra “nos próximos dias”, mas sem avançar uma data específica.

Na sexta-feira de manhã - num encontro com jornalista­s em Estocolmo, à margem de uma reunião ministeria­l da OSCE - Blinken informou que tinha tido um encontro “sério e produtivo” com o homólogo russo, Serguei Lavrov, a quem transmitiu o conselho de a Rússia retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia.

Nessa altura, Blinken apontou a utilidade de um encontro entre Biden e Putin, para diminuir a tensão na região, depois de a Ucrânia ter denunciado a iminência de uma invasão russa na região da Crimeia e na zona Leste do país ocupada por milícias separatist­as pró-russas.

Por sua vez, a Rússia considerou como uma “ameaça directa” a declaração da Ucrânia de pretender recuperar a península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.

“Vemos isto como uma ameaça directa à Rússia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, numa conferênci­a de imprensa em Moscovo, referindo-se a declaraçõe­s do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre a Crimeia.

 ?? DR ?? Encontro de Presidente­s está para breve, afirmam diplomatas
DR Encontro de Presidente­s está para breve, afirmam diplomatas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola