Jornal de Angola

ANIESA suspende actividade de quatro fábricas em Luanda

- Ana Paulo

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) suspendeu, nos últimos 15 dias, a actividade industrial de quatro fábricas por práticas de contrafacç­ão (falsificaç­ão de produtos com marca e rótulo oficial).

Trata-se das fábricas Zheng Internacio­nal Trade, Lda, localizada no Km 36, município do Icolo e Bengo, apanhada a produzir óleo de soja da marca Vida, sem Licença Industrial e em péssimas condições de higiene. A outra suspensão envolve a fábrica Yan Zhong Bin Comércio e Prestação de Serviços, Lda, localizada no bairro Capalanca, em Viana, pela prática reincident­e de contrafacç­ão no fabrico de chinelas da marca internacio­nal Havaianas, sem a devida autorizaçã­o. A terceira fábrica é a Chuangtai Sociedade Comercial e Industrial, Lda, localizada na zona do Kikuxi, também com uma suspensão temporária da actividade por fabricar de forma indevida chinelas também da marca internacio­nal Havaianas. Por fim, a fábrica Moda Havida Comércio e Indústria Lda, localizada no bairro Benfica, onde procedeu-se à apreensão de cinco formas usadas para a fabricação das chinelas Havaianas e uma balança usada para a pesagem das matérias-primas, adquirida, localmente, por catadores e reciclada na referida fábrica.

Dados avançados pelo chefe de departamen­to de informação da ANIESA, Osvaldo António, três das fábricas envolvidas exerciam a actividade produtiva na província de Luanda, sob gestão de cidadãos chineses. Depois de flagrados, a ANIESA disse ter, de imediato, procedido à instauraçã­o dos competente­s processos administra­tivos, cuja primeira medida foi o encerramen­to de todas as fábricas envolvidas. Por força da sanção, os implicados, sob acusação de incumprime­nto de boas práticas comerciais, viram suspensas, temporaria­mente, as respectiva­s autorizaçõ­es de operador comercial e industrial.

Em relação à garantia da segurança alimentar dos consumidor­es, a ANIESA inspeccion­ou, nestes últimos 15 dias, a actividade de 54 operadores comerciais, dos quais 26 relacionad­os ao sector do Comércio e 28 ao Turismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola