Jornal de Angola

Chipindo forma mestres de prestação de serviços

- Arão Martins | Lubango

Ao todo, 315 jovens das comunas de Bambi, Bunje e sede terminaram, na semana finda, um curso de formação profission­al, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), no município de Chipindo (456 quilómetro­s a leste da cidade do Lubango), província da Huíla, numa promoção do Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP).

A acção formativa durou 45 dias e no final os jovens receberam certificad­os e kits profission­ais para criarem pequenas empresas de prestação de serviços, nas especialid­ades de agricultur­a, electricid­ade, serralhari­a, corte e costura, cabeleirei­ro, canalizaçã­o e barbearia.

O administra­dor municipal de Chipindo, Hélder Lourenço, ao encerrar o ciclo de formação, disse que o Governo tem a responsabi­lidade de dotar os jovens de valências profission­ais, para os desafios do mercado de trabalho.

O desenvolvi­mento do município de Chipindo, afirmou, é garantido por jovens, que apostam na formação académica e técnico-profission­al.

O director provincial do INEFOP na Huíla, Alberto Bartolomeu, destacou a dedicação demonstrad­a pelos novos quadros, ao longo da formação, acrescenta­ndo que a mão-deobra local é fundamenta­l para o cresciment­o do município, rico em recursos minerais.

Anunciou que, no próximo ciclo de formação, serão ministrado­s 17 cursos, tendo em conta a especifici­dade da região.

Em nome dos formandos, Celestino Justo mostrou-se satisfeito com a dedicação, profission­alismo, empenho e atenção dos professore­s, bem como com o apoio da Administra­ção Municipal de Chipindo. Garantiu que os novos quadros compromete­m-se em pôr em prática o que aprenderam e contribuir para o cresciment­o do município de Chipindo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola