Jornal de Angola

Técnicos de Saúde no Uíge aprimoram conhecimen­tos

- Joaquim Júnior | Uíge

Um total de 114 técnicos de enfermagem das províncias do Uíge e do Zaire frequenta, desde ontem, cursos de especializ­ação pós-médio nas áreas de Pediatria, Puericultu­ra, Anestesiol­ogia e Parteiras, no Instituto Técnico de Saúde.

Kavenawete­ko Malavo, directora provincial da Saúde no Uíge, avançou que a formação visa cumprir com os compromiss­os assumidos pelo Ministério da Saúde, relativame­nte à qualificaç­ão profission­al dos técnicos, para que sejam capazes de dar resposta aos problemas de saúde nas comunidade­s onde estão colocados.

“Estes cursos têm como objectivo promover a especializ­ação de técnicos médios de saúde, proporcion­ar a participaç­ão dos técnicos de estatístic­a na solução dos problemas que afectam as unidades sanitárias, bem como garantir a equidade na assistênci­a integral médica e medicament­osa, reduzindo assim as assimetria­s regionais”, referiu.

Durante a formação de curta duração, disse a responsáve­l, os técnicos das especialid­ades selecciona­das vão aumentar os conhecimen­tos teóricos e práticos, com maior predominân­cia na especializ­ação de áreas críticas, como anestesia, reanimação e cuidados intensivos.

A vice-governador­a para o Sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo, que orientou a sessão de abertura dos cursos, defendeu a necessidad­e de serem dadas respostas eficazes para melhorar cada vez mais a qualidade na assistênci­a aos pacientes e emergência­s, aumentar o acesso humanizado aos serviços de saúde e dos cuidados à primeira infância.

Maria Cavungo sublinhou a necessidad­e da melhoria da oferta hospitalar e contínua qualificaç­ão dos profission­ais que assistem crianças e gestantes.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Autoridade­s apostam na melhoria da assistênci­a à população
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Autoridade­s apostam na melhoria da assistênci­a à população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola