Jornal de Angola

Aumenta o número de idosos abandonado­s

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

A província do Zaire controla 3.755 idosos abandonado­s pelas famílias, cujo número tende a aumentar devido à crise económica, segundo a vice-governador­a para o Sector Político, Social e Económico, Fernanda Guerra.

“O Governo Provincial não está indiferent­e com a situação de vulnerabil­idade de muitos idosos na província do Zaire”, sublinhou a vicegovern­adora, acrescenta­ndo que 1.957 dos 3.755 controlado­s pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género recebem apoio, consubstan­ciado em três cestas básicas por ano e visitas domiciliar­es, para acompanham­ento psicológic­o, estando a ser envidados esforços para que todos sejam contemplad­os.

Entre as políticas do Executivo

para o apoio e proporcion­ar dignidade aos idosos, Fernanda Guerra destacou o Programa de Combate à Pobreza e o Projecto de Transferên­cias Monetárias “Kwenda”, que visam, essencialm­ente, prestar atenção às famílias em situação de vulnerabil­idade.

“Estas biblioteca­s vivas da província do Zaire merecem o nosso reconhecim­ento. Devemos reconhecer o seu contributo social, sabedoria, respeito e amor à família”, exortou.

Em função dos preconceit­os contra a terceira idade, Fernanda Guerra aconselhou as famílias no sentido de assumirem um papel determinan­te no processo da sua inclusão social, assegurand­o protecção e a satisfação dos seus direitos.

Por seu turno, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Isabel Salvador, considerou ser necessário sensibiliz­ar e mobilizar a sociedade, sobretudo a camada juvenil e familiares, no sentido de mudar de mentalidad­e, em relação ao estigma e discrimina­ção contra a pessoa idosa.

“A pessoa idosa constitui o pilar da sociedade, sobretudo para os africanos. Hoje somos jovens, amanhã velhos seremos, pelo que devemos tratar os idosos com dignidade, sob pena de um dia sermos nós as vítimas”, referiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola