Jornal de Angola

Congo bate Tunísia e segue em frente

- Amândio Clemente/ Granollers

O Congo venceu, ontem, a Tunísia, por 33-24, no derby africano que marcou a terceira jornada do Grupo F, do Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino, que se disputa desde o dia 1 até 19 do mês em curso.

A selecção congolesa entrou de rompante na partida e conseguiu nos três minutos iniciais uma vantagem de quatro golos.

A Tunísia tentou reagir, mas o Congo com a lição bem estudada defendia bem e atacava com eficácia, deixando atónito o treinador das Águias de Cartago.

A capitã da equipa congolesa, Gaelle Tinha, era a principal obreira da estratégia ofensiva do Congo, secundada pela meia-distância Fanta Diagouraga. Ambas eram as responsáve­is pelos estragos na defensiva tunisina, que não encontrava o antídoto para travá-las. A dominar completame­nte o jogo, o Congo chegou ao intervalo a vencer por nove golos de diferença (18-9).

Na segunda parte o domínio congolês acentuou-se ainda mais, embora no início a Tunísia tivesse esboçado uma tímida reacção, que não teve pernas para andar. O técnico congolês deu-se o luxo de rodar todo o banco, a gerir a equipa para a empreitada posterior.

Sem solução para contrariar o domínio avassalado­r das congolesas, a Tunísia não virou cara à luta, mas procurou evitar uma derrota humilhante, acima dos dez golos.

Com o triunfo, o Congo assegurou o terceiro lugar do grupo e avança para a fase principal, relegando as tunisinas para a President CUP, fase da competição destinada às equipas menos competente­s da etapa preliminar.

Gaelle Tinha foi merecidame­nte a MVP e a melhor marcadora da partida, com 11 tentos rubricados. Do lado da Tunísia, Sondes Hachana mostrou o seu inconformi­smo com sete golos na conta pessoal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola