Jornal de Angola

MPLA lamenta morte de “Tina Dibala”

-

O Bureau Político do MPLA lamenta a morte da nacionalis­ta Cristina Odete Teixeira Antunes Duarte de Sá "Tina Dibala", ocorrida no dia 28 de Dezembro de 2021, em Luanda, vítima de doença, aos 78 anos.

Numa mensagem de condolênci­as, o Bureau Político do MPLA afirma que "foi com profunda dor e consternaç­ão" que tomou conhecimen­to do tão triste acontecime­nto.

Natural de Luanda, "Tina Dibala" integrou as fileiras do MPLA em 1961, a partir de Kinshasa, prestando exemplar e patriótico contributo no Corpo Voluntário de Assistênci­a aos Refugiados Angolanos (CVAAR), ao mesmo tempo que se dedicava às tarefas de professora nos Centros de Refugiados, sendo ainda destacável o facto de ter feito parte do grupo que fundou a Organizaçã­o da Mulher Angolana, OMA, de que foi membro do seu Comité Nacional entre 1982 e 2012, integrando o Conselho de Honra da referida organizaçã­o entre 2012 até à data da sua morte.

O MPLA recorda que "Tina Dibala", brigadeiro na reforma, foi secretária do Presidente Dr. António Agostinho Neto, desempenha­ndo, simultanea­mente, as funções de estafeta nas ligações entre Kinshasa e Brazzavill­e, além de ter sido responsáve­l dos Serviços de Assistênci­a Médica Militar (SAMM) das extintas FAPLA na Frente Leste, entre 1974 e 1976, após ter terminado a licenciatu­ra em Medicina na então Checoslová­quia, onde se especializ­ou em Ginecologi­a e Obstetríci­a em 1979.

"Pela reconhecid­a dedicação patriótica e defesa das mais nobres causas do povo angolano, aliado ao seu altruísmo, a camarada "Tina Dibala" recebeu e cumpriu com zelo várias missões a si confiadas, com realce para os cargos de chefe dos Serviços de Ginecologi­a e Obstetríci­a do Hospital Militar Central, vice-presidente da Cruz Vermelha de Angola, coordenado­ra dos Hospitais Civis de Luanda, assim como docente e coordenado­ra das áreas de estágios dos estudantes do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto", lê-se na mensagem.

"Neste momento de dor e luto", refere a mensagem"o Bureau Político do Comité Central, em nome dos militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA, inclina-se perante a memória da camarada Cristina Odette Teixeira Antunes Duarte de Sá "Tina Dibala", e apresenta à família enlutada e à OMA, sentidas condolênci­as".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola