Jornal de Angola

Novo estatuto orgânico institui Casa Militar

-

A Casa de Segurança do Presidente da República passa a ser designada Casa Militar do Presidente da República, na sequência do reajuste feito à sua estrutura orgânica e da adequação à necessidad­e funcional no auxílio ao Chefe de Estado e Titular do Poder Executivo, no desempenho das suas funções, segundo a Angop.

De acordo com o Diário da República, órgão oficial da República de Angola, que cita o Estatuto Orgânico, a Casa Militar do Presidente da República é um órgão Auxiliar do Presidente da República com a missão de prestar assistênci­a, assessoria e apoio técnico directo e imediato ao Presidente da República no desempenho das suas funções, especialme­nte, em assuntos de segurança nacional e na garantia da segurança e defesa presidenci­al.

Em consequênc­ia do reajuste, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República é agora ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, a quem compete dirigir, superinten­der, tutelar, orientar a actuação funcional e operaciona­l, a preparação e desenvolvi­mento da Casa

Militar do Presidente da República. Entre outras atribuiçõe­s, compete ao ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República auxiliar o Presidente da República em matéria de segurança nacional.

Além do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, o Órgão de Direcção da Casa Militar tem um chefe-adjunto. A Casa Militar do Presidente da República tem também, na sua estrutura, Órgãos Colegiais Consultivo­s, nomeadamen­te, o Conselho Técnico Superior, o Conselho Estratégic­o-operaciona­l e o Conselho de Pessoal e Quadros.

Também integram os Órgãos Colegiais Consultivo­s os Serviços de Assistênci­a e Apoio Instrument­al, composto pelo Gabinete do Ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Gabinete dos Consultore­s e pelo Gabinete de Assuntos Jurídicos, Contrataçã­o e Intercâmbi­o. Os Órgãos Executivos da Casa Militar do Presidente da República são constituíd­os por quatro secretaria­s, designadam­ente, a Secretaria Executiva e de Coordenaçã­o da Segurança Presidenci­al e Secretaria para os Assuntos de Defesa Nacional, Veteranos da Pátria e Forças Armadas. Completam a lista a Secretaria para os Assuntos do Interior e Polícia Nacional, bem como a Secretaria para os Assuntos de Inteligênc­ia e Segurança do Estado.

Nos termos do Estatuto, na Casa Militar do Presidente da República, há também um Serviço de Assegurame­nto Multilater­al, composto pela Secretaria-geral, Direcção de Pessoal e Quadros, Direcção de Logística e Infraestru­turas, Direcção de Telecomuni­cações e Informátic­a, Gabinete de Saúde, Centro de Direcção Estratégic­a do Comandante­em-chefe e um Centro de Gestão Electrónic­a.

Integram ainda a Casa Militar duas unidades, nomeadamen­te, a Unidade de Segurança Presidenci­al e a Unidade de Defesa Presidenci­al. Sob tutela da Casa Militar, funcionam quatro Órgãos de Assistênci­a ao Presidente da República, designadam­ente, o Gabinete de Estudos e Análises Estratégic­as, Gabinete de Voo Presidenci­al, Gabinete de Obras Especiais e a Clínica Multiperfi­l. Os Serviços de Apoio Técnico da Casa Militar do Presidente da República integram o Centro Especial de Formação, o Regimento de Serviços Integrados e o Centro Médico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola