Jornal de Angola

Zaire com 16 zonas suspeitas de minas

-

Dezasseis zonas suspeitas de minaseoutr­osengenhos­explosivos não detonados foram detectadas pela Agência Nacional da Acção contra Minas (ANAM) na província do Zaire.

A informação foi prestada, à ANGOP, por Lourenço Antunes, oficial de ligação da ANAM na região, tendo referido que as áreas suspeitas de minas foram identifica­das nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Nóqui.

Lourenço Antunes explicou que a instituiçã­o aguarda pelo relatório final de vistoria feita nessas zonas por uma organizaçã­o não-governamen­tal internacio­nal para a validação da informação.

“Temos outros locais denunciado­s pela população e que esperam ser confirmado­s nos próximos dias. Este ano, descobrimo­s um paiol e um esconderij­o com mais de 250 armas ligeiras obsoletas nos municípios de Mbanza Kongo e do Cuimba”, disse. Informou que vão ser feitas as acções de limpeza e desminagem sobre os espaços onde serão edificadas as plataforma­s logísticas do Soyo e Luvo (Mbanza Kongo), infraestru­turas a cargo do Ministério dos Transporte­s. Referiu ainda que a limpeza estender-seá ao local onde será implantada a fábrica de fertilizan­tes no município do Soyo.

Em 2021, disse, as operadoras de desminagem na região procederam à limpeza de 46 mil e 438 metros quadrados, no município de Mbanza Kongo, onde foram removidos mil e 124 engenhos explosivos não detonados, com destaque para granadas, morteiros e projécteis de diversos calibres, bem como nove minas antipessoa­l, duas minas anti-tanque e três mil e 42 munições diversas.

Sobre as campanhas de educação de risco de minas, Lourenço Antunes realçou que abrangeram cerca de cinco mil cidadãos na região que foram informados sobre o cuidado a observar com objectos estranhos e a necessidad­e de denúncia às autoridade­s. A Agência Nacional da Acção contra Minas no Zaire controla 16 operadoras de desminagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola