Jornal de Angola

Mais de 40 mil micro empresas formalizad­as

- Hélder Jeremias

O Programa de Reconversã­o da Economia Informal (PREI) permitiu a formalizaç­ão de 43 800 micro empresas, o que se traduz num grau de execução de 2 190 por cento em relação à meta preestabel­ecida de apenas duas mil na altura do seu lançamento.

Segundo o director do Gabinete de Política para População do Ministério da Economia, Celso Borja, os resultados começaram por superar todas as expectativ­as a partir de 2020, ano do arranque do programa, quando já havia registos sobre a formalizaç­ão de 1 328 micro empresas, com os números a subirem de forma exponencia­l no presente ano para 42 472 micro empresas.

O sucesso da empreitada, segundo Celso Borja, devese à Convenção de Apoio Orçamental da União Europeia, tendo viabilizad­o a criação da base de dados automatiza­da de registo da ocupação informal, cuja execução está concluída a 100 por cento, o trabalho incansável dos técnicos escalados nos mercados municipais de Luanda e a adesão de usuários nas plataforma­s digitais. O responsáve­l informou que no mercado do 30 foram formalizad­os 7 479 micro empresas, 1 433 no Luanda Sul e 18 802 nos demais mercados, num exercício marcado pela activação do mobile money (172 433 utentes), micro crédito solicitado e concedido, actos do Instituto Nacional de Segurança Social(inss), certificaç­ão e capacitaçã­o pelo Instituto Nacional das Micro Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Contribuír­am ainda para o sucesso os actos da Administra­ção Geral Tributária (AGT), actos dos Serviços da Administra­ção Local e Registo das Brigadas Móveis. "A perspectiv­a é de expandir o PREI até Abril de 2022, de forma a atingir os 55 mil empreended­ores em todo o território nacional e assegurar a activação de 50 mil contas no sistema de pagamentos digitais por telemóveis".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola